Ativação de Maxwell Alexandre irá descolorir os cabelos do público nos pilotis do MAR

Descoloração Global, com Maxwell Alexandre
Terça-feira, 4 de fevereiro, das 12h às 16h

*Sujeito a disponibilidade do material.

*Os interessados em participar devem trazer toalha e roupa de banho.

Na próxima terça-feira, 4 de fevereiro, o artista Maxwell Alexandre realiza nos pilotis do MAR a ativação “Descoloração Global”, em que convoca cabeleireiros para platinar os cabelos do público com pó descolorante e água oxigenada. A prática, bem comum nas favelas do Rio de Janeiro – principalmente antes de datas festivas, como o Carnaval e o Ano Novo – é também uma ocasião de confraternização entre os moradores da comunidade.

O artista, em cartaz no museu com a mostra “Pardo é Papel”, já promoveu a ação outras duas vezes. A primeira foi em 2018, na encruzilhada das ruas Gonçalves Ledo e Luís de Camões, no Centro do Rio, próximo à galeria A Gentil Carioca, onde foi realizada a sua primeira exposição individual. A segunda vez foi na Rocinha, local onde nasceu e vive até hoje, em dezembro de 2019, em formato de ritual para a virada do ano.

“Eu pinto o cabelo de loiro desde 2013. Quando ainda era criança eu já queria descolorir, porque é uma cultura forte na favela, mas minha mãe nunca deixou, falava que era coisa de vagabundo. Isso mudou bastante quando celebridades como o Kanye West, Pharrell, Jaden Smith e no Brasil o Belo e até o Neymar, adotaram esse estilo. Depois que eles assumiram essa estética também, a moda rapidamente absorveu”, conta Maxwell.

Para o artista, a “Descoloração Global” é também um comentário de liberdade, uma afirmação de rebeldia e empoderamento frente a qualquer estrutura discreta e indiscreta de aprisionamento do corpo negro. “Uma grande referência que eu tenho desde pequeno, que me ajuda a ratificar essa estética, é o famoso anime Dragon Ball Z, que marcou a minha geração, no qual os personagens tinham cabelo preto, mas ficavam loiros quando atingiam níveis superiores e viravam super sayajins, aumentando seus super-poderes”, finaliza.