E75C2269-25EE-4C44-8649-D842B506E0E2 Created with sketchtool.
A+
40F48D74-0ABB-49BA-A923-C60ABF051698 Created with sketchtool.


Conheça nove livros da Biblioteca MAR que abordam questões raciais no Brasil

A Biblioteca e Centro de Documentação do MAR é integrada por aproximadamente 22 mil itens, sendo 15 mil livros correntes com foco nas áreas de arte, educação, ciências sociais e história do Rio de Janeiro. Neste dia da Consciência Negra, selecionamos nove livros do acervo bibliográfico do museu, entre catálogos, publicações infantis e guias para estudarmos, entendermos e refletirmos sobre as lutas e questões raciais no Brasil.

Consulte os livros da Biblioteca MAR gratuitamente de terça a sábado, das 10h às 18h!

1. Do Valongo à Favela: Imaginário e periferia
O catálogo da exposição "Do Valongo à Favela: imaginário e periferia" reúne obras e textos integrantes da mostra que se propôs a aproximar a relação da arte com a periferia por meio dos diversos movimentos culturais e históricos que constituem o Cais do Valongo. A favela, em sua relação com a região portuária do Rio de Janeiro, tem longa história, sendo parte fundamental dos modos de memória e de vida do Brasil. O catálogo está disponível para consulta na Biblioteca MAR e para venda na bilheteria.
2. Abdias Nascimento - Homenagem aos ancestrais do Valongo
Em 2014, o Centro Cultural Ação da Cidadania Cais do Valongo com o Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros preparou uma série de atividades no Cais do Valongo, local simbólico para a população negra, por ter sido um complexo de escravizados no século de XIX. O evento contou com debates com estudiosos das religiões de matriz africana, apresentações artísticas e uma cerimônia para homenagear o centenário do poeta Abdias do Nascimento (1914 - 2011), nome fundamental na luta pelos direitos civis da população negra.
3. A história do Negro no Teatro Brasileiro - Joel Rufino dos Santos
O livro, ilustrado com diversas imagens de performances e companhias teatrais, aborda a presença do negro, em alguns casos históricos, escravizados, no teatro brasileiro. Partindo do século XIX e XX, muitos nomes protagonistas deste movimento são relembrados, como Martins Pena, Agrário de Menezes, Carlos Antônio Cordeiro, Pinheiro Guimarães, Paulo Eiró, França Júnior e Artur Azevedo, além do estudo do Teatro Experimental do Negro, o TEN, grupo de Abdias do Nascimento. Rufino ainda entrevista diversos nomes e companhias para elucidar o tema.
4. Guia brasileiro de fontes para a História do Negro na Sociedade Atual
guia é um compilado de referências entre coletivos, autores e movimentos no Rio de Janeiro que estudam, debatem e lutam pelo protagonismo do movimento negro no Brasil.
5. Histórias Afro-Atlânticas Vols. 1 e 2
O catálogo e a antologia da exposição Histórias afro-atlânticas, exibida no Instituto Tomie Ohtake e MASP, partem do desejo e da necessidade de traçar paralelos, fricções e diálogos entre as culturas visuais dos territórios afro-atlânticos e suas vivências, criações, cultos e filosofias. O Atlântico Negro, expressão de Paul Gilroy, norteia o conteúdo da mostra. Podemos rever obras, textos críticos e pesquisas acerca do tema nas publicações disponíveis para consulta na #BibliotecaMAR.
6. Combate ao Racismo - Discursos e projetos - Abdias do Nascimento
Para entender o legado de Abdias do Nascimento e sua relevância para o movimento negro no Brasil, o livro reúne projetos de lei e discursos realizados pelo então deputado federal no período entre 1983 e 1986. A edição é parte de uma edição de seis volumes.
7. Nana e Nilo - Renato Noguera
Nana & Nilo é um projeto idealizado pelo filósofo Renato Noguera e se tornou uma referência de literatura afro-brasileira infantil. Na história, irmãos gêmeos passam por uma situação em que vão refletir sobre a importância dos limites e da necessidade de respeitar e compartilhar. Dica: Além da publicação de Noguera, a #BibliotecaMAR possui um vasto acervo de livros infantis para consulta e o espaço da biblioteca é ideal para realizar contação de histórias para os pequenos!
8. Arte e Cultura Afro-brasileiras - Haroldo Costa
Neste livro, Haroldo Costa destaca a presença de alguns dos principais personagens de nossa cultura, cuja ancestralidade descortina a importância da influência africana na sociedade brasileira. Haroldo lembra que a organização social e política dos reinos africanos era baseada em fundamentos religiosos e humanísticos, fato que surpreendeu os estudiosos modernos.
9. Educação nos Terreiros - Stela Guedes Caputo
O livro "Educação nos terreiros: e como a escola se relaciona com crianças de candomblé", de Stela Guedes Caputo é fruto de quase 20 anos de pesquisa da jornalista e busca analisar a herança religiosa familiar e o candomblé como uma religião que marca o encontro de pessoas de várias matizes, adultos e crianças, compondo um núcleo de trabalho social e religioso.