E75C2269-25EE-4C44-8649-D842B506E0E2 Created with sketchtool.
A+
40F48D74-0ABB-49BA-A923-C60ABF051698 Created with sketchtool.


#OcupaBibliotecaMAR: nesta terça, 10, museu promove diversas atividades para lançar projetos e publicações desenvolvidos em 2019

Nesta terça-feira, 10 de dezembro, a Biblioteca do Museu de Arte do Rio será ocupada por uma série de atividades que marcam o lançamento de projetos e livros desenvolvidos em 2019 pela Escola do Olhar. Entre eles destacam-se os projetos do Núcleo de Tecnologias Assistivas do MAR – NETC_a, integrado por pesquisadores, artistas, educadores e curadores, com foco em acessibilidade. Desenvolvidos com apoio financeiro do BNDES, a partir de metodologias experimentais, esses projetos visam produzir vivências inovadoras e estimulantes no campo das tecnologias assistivas.

O livro “Dispositivos artístico-pedagógicos” será lançado com uma roda de conversa mediada por educadores de diversos museus e centros culturais e ativações com os dispositivos nos espaços do MAR. Após a conversa, os educadores do MAR realizarão atividades e intervenções dentro e fora do pavilhão de exposições utilizando os dispositivos enfocados no livro.

Já a publicação digital “Mario Pedrosa Atual” será objeto de discussão em uma mesa redonda integrada por autores e organizadores. Haverá ainda distribuição do livro “Mario Pedrosa: primary texts”, publicado pelo MoMA em 2016.

Toda a programação do #OcupaBibliotecaMAR será gratuita e livre para todas as idades.

Confira a programação completa:

  • 10h às 13h – Lançamento do livro Dispositivos artísticos pedagógicos

Roda de Conversa Objetos de Mediação + Ativação dos dispositivos nas exposições e espaços de circulação.

Sobre o livro

Resultado da investigação coletiva sobre as práticas educativas da Escola do Olhar, com foco nos objetos de mediação desenvolvidos pelos educadores do MAR, a publicação visa compartilhar os processos de pesquisa e elaboração dos dispositivos, bem como dividir relatos de experiências de usos e apropriações com os diferentes públicos do museu. Apresenta de forma inédita a reflexão dos educadores sobre seu processo de trabalho e conta também com imagens e textos dos organizadores. Na ocasião serão distribuídos 100 exemplares do livro por ordem de chegada.

Roda de conversa + Ativação dos dispositivos

Os objetos de mediação são desenvolvidos em diferentes formatos, com finalidades diversas, e são utilizados em diferentes contextos: escolas, museus, espaços culturais, em processos culturais, clínicos e pedagógicos. A roda de conversa visa explorar esse universo de possibilidades a partir da fala de educadores de diferentes museus e espaços culturais da cidade. Após a conversa, ao longo da tarde, a os educadores do MAR vão realizar atividades e intervenções educativas dentro e fora do pavilhão de exposições utilizando os dispositivos enfocados no livro.

Participantes
André Vargas – Educador Museu de Arte do Rio
Bruno Ribeiro – Educador Museu Histórico Nacional
Diego Xavier – Educador Museu do Amanhã
Priscilla Souza – Educadora Museu de Arte do Rio

Mediação
Izabela Pucu, Natália Nichols e Rafael Zacca – Organizadores

Ativação dos dispositivos artísticos pedagógicos

14h – 15h30 – “Mulambö – Tudo Nosso”  |Proibido Embaralho, com Maria Rita Valentim e Wesley Ribeiro

14h – 15h30 – “Spider (Aranha), de Louise de Bourgeois na Coleção Itaú Cultural” | Pares Ímpares, com Fernando Porto e Gabriela Cyrne

15h30 – 17h – Pilotis | Museu da Minha Casa, com Edmilson Gomes e Davi Benaion

15h30 – 17h – “O Rio dos Navegantes” | Mimaxarabu, com Patrícia Chaves e Lia Soares

15h – 16h30 – “Pardo é Papel” | Ação para Maxwell Alexandre, com André Vargas e Georges Marques

  • 14h às 17h – Lançamento dos projetos do Núcleo Experimental de Tecnologias Assistivas – Netec_a

O Núcleo Experimental de Tecnologias Assistivas – Netec_a tem como objetivo a proposição de experiências artísticas e educativas que ampliem as possibilidades de inclusão de pessoas com deficiências e pessoas surdas no museu de modo a promover sua integração nos espaços de culturais e de sociabilidade em geral. Desenvolvido a partir de duas residências integradas por pesquisadores, artistas, educadores e curadores, com foco na área da acessibilidade, o Núcleo desenvolveu novas Maquetes táteis, Conteúdos em áudio e audiodescrição, além de Conteúdos em Vídeo Libras, a partir de metodologias experimentais que visam produzir vivências inovadoras e estimulantes no campo das tecnologias assistivas. Projeto piloto patrocinado pelo BNDES, as ações do Núcleo incluem ainda Formação em Acessibilidade para as equipes do MAR, e Curso de Libras aberto também aos diversos públicos. Haverá apresentação dos projetos pelos integrantes do Núcleo, além de visitas mediadas em que o público poderá experimentar os conteúdos desenvolvidos pelos grupos.

  • 14h às 15h30 – Mesa redonda de apresentação dos projetos

Participantes
Ana Fátima Berquó – Roteirista
Carlos Mayrink – Locutor
Cida Leite – Consultora
Emanuel de Jesus – Artista Multimídia
Georgea Rodrigues – Audiodescritora
Guilherme Marins – Educador Museu de Arte do Rio
Jonas Fernandes – Consultor
Valquíria Ribeiro – Pesquisadora Linguística
Daniel Monteiro – Intérprete bolsista
Felipe Miguel – Intérprete bolsista

Mediação
Thyago Correa – Educador MAR e coordenador do Netec_a

  • 15h30 às 17h – Visitas mediadas com Educadores MAR

Conteúdos Mediados em Libras – Juliana Pavan e Luiza de Negreiros

Maquetes táteis e Conteúdo de Audiodescrição – Guilherme Marins e Cás de Mattos

  • 17h às 19h – Mesa redonda de Lançamento do e-book Mario Pedrosa Atual (MAR, 2019) + distribuição do livro Mario Pedrosa: primary texts (MoMA, 2016)

Debate com os autores do livro decorrente do curso Mario Pedrosa atual, realizado pela Escola do Olhar no primeiro semestre de 2019. O curso contou com a participação de importantes pesquisadores brasileiros e estrangeiros e deu origem a um documento inédito, com mais de 500 páginas, que dá a ver o trabalho de críticos, curadores, professores e pesquisadores no sentido de discutir o legado desse autor e sua atualidade. Está dividido em três sessões: Política e Arte – trajetória e formação intelectual de Mário Pedrosa; Modernidade crítica – outro projeto para o Brasil moderno; Imaginação museal e pós-modernidade, assim como o curso. Conta com textos de Quito Pedrosa, Aracy Amaral, Dainis Karepovs, Marcelo Ribeiro, Tarcila Formiga, Glaucia Villas Bôas, Catherine Bompuis, Martha D’Angelo, Guilherme Wisnik, Izabela Pucu, Sabrina Parracho, Claudia Zaldivar, Patrícia Corrêa e Pollyana Quintella. Será distribuído gratuitamente por meio digital e poderá ser baixado no site do MAR. Haverá ainda distribuição do livro “Mario Pedrosa: primary texts”, publicado pelo MoMA em 2016.

Participantes
Catherine Bompuis
Glória Ferreira
Martha D’Angelo
Patrícia Corrêa
Pollyana Quintella
Tarcila Formiga

Mediação
Glaucia Villas Bôas, Izabela Pucu e Quito Pedrosa (organizadores)