E75C2269-25EE-4C44-8649-D842B506E0E2 Created with sketchtool.
A+
40F48D74-0ABB-49BA-A923-C60ABF051698 Created with sketchtool.


Programa Vizinhos do MAR lança a 2ª edição de seu jornal colaborativo

A 2ª edição da publicação “O olhar dos vizinhos no jornal da Zona” foi lançada no último dia 23 de novembro durante o evento mensal Café com Vizinhos. O jornal foi produzido em parceria com os participantes do programa Vizinhos do MAR, cujas ações buscam estabelecer uma plataforma de diálogo, experiência e ação conjunta entre o museu, moradores, coletivos e instituições da região portuária.

A nova edição traz na capa um registro da oficina “Folha sobre Folha”, proposta pelos educadores André Vargas, Bruna Camargos e Gabriela Cyrne em agosto. A atividade foi pensada como um dispositivo de compartilhamento de memórias em que cada vizinho deveria escrever em uma folha de cheiro uma palavra significativa e trocar com outro participante. 

O jornal apresenta uma matéria com a Dona Marli Farias, de 67 anos, conhecida por sua longa trajetória como atendente no Florida Café, estabelecimento tradicional da região, localizado ao lado do museu. A entrevista, conduzida por Bruna Camargos, fala sobre o seu dia a dia como moradora da Baixada Fluminense e trabalhadora da região portuária, além de suas memórias e lembranças na Praça Mauá.

A publicação conta também com um ensaio visual do fotógrafo Sandro Rodrigues no Morro do Pinto, que evidencia cores e detalhes da região; entrevista do vizinho Albino Neto com a vizinha Leila Leão, diretora da Casa Omolokum; além de um editorial de Hugo Oliveira sobre o Galeria Providência, projeto o qual o MAR é parceiro desde a sua criação.

>> Leia o jornal em PDF.