E75C2269-25EE-4C44-8649-D842B506E0E2 Created with sketchtool.
A+
40F48D74-0ABB-49BA-A923-C60ABF051698 Created with sketchtool.


A celebração contará com apresentações musicais, filmes e exposições em torno da trajetória da UQ. 

Universidade das Quebradas: MAR promove seminário em comemoração aos 10 anos do projeto

 

Parceira do Museu de Arte do Rio desde 2013, a Universidade das Quebradas completa 10 anos de arte e resistência, provocando diálogos entre o conhecimento das periferias e da academia. Para comemorar, o MAR e o Programa Avançado de Cultura Contemporânea da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro realizam nos dias 6 e 7 de dezembro o Seminário UQ 10+10, que irá discutir os direitos humanos hoje e sua perspectiva para os próximos 10 anos. A mesa de abertura contará com a participação das coordenadoras Heloísa Buarque de Hollanda e Numa Ciro. A celebração contará também com apresentações musicais, filmes e exposições em torno da trajetória da UQ. 

As inscrições para participar do seminário estão abertas até as 12h desta quinta-feira, 5 de dezembro.

>> Clique aqui para se inscrever.

>> Confira a programação completa aqui!

Em 2019, a UQ lançou seu Programa de Residência Artística e Social com a missão de produzir ações propositivas nos âmbitos artísticos, culturais e políticos. Os participantes tiveram a oportunidade de travar contato com artistas, pesquisadores, educadores, ativistas, além de diversos coletivos do Rio de Janeiro. As aulas e atividades anteriores ministradas na UQ estão disponíveis em nosso canal no Youtube.

Confira abaixo momentos e atividades realizadas pela Universidade das Quebradas no MAR ao longo destes sete anos de parceria!

Em 2015, fóruns, seminários e outras atividades da UQ foram realizadas no museu, como o 1º Fórum Estética da Periferia, que abordou a especificidade estética e ética da produção artística e literária das periferias das grandes cidades brasileiras. As atividades contaram com a participação de uma das coordenadoras do projeto, Heloisa Buarque de Hollanda; Paulo Herkenhoff, crítico de arte e ex-diretor cultural do MAR; Gringo Cardia, da escola de arte Spetaculu; entre outros convidados. Relembre! Fotos: Thales Leite
A formatura da edição de 2016 foi realizada com uma grande festa no auditório do MAR e contou com apresentações teatrais e musicais de artistas e agentes culturais atuantes nos diferentes territórios da cidade, além da tradicional entrega de certificados. Fotos: Marcelo Regua.
Em 2017, a cerimônia de encerramento aconteceu em uma das salas da Escola do Olhar e, além da entrega de certificados, os alunos puderam conversar e relembrar as atividades do semestre. Neste ano, as aulas do projeto tiveram como tema principal "Identidade nacional: a invenção do Brasil" e dialogaram com a exposição de longa duração "Dja Guatá Porã - Rio de Janeiro indígena". Fotos: Alexandre Araujo
Em 2018, a formatura da UQ também contou com o lançamento do livro "Explosão feminista", de Heloisa Buarque de Hollanda, uma das coordenadoras do projeto. Em clima de comemoração, houve entrega de certificados e apresentações musicais, reunindo professores, alunos e seus familiares.