EP 10 – Pela Limpeza dos Mares, por Elisa Lucinda

No último episódio de “Águas de Kalunga”, a narradora do nosso podcast apresenta um texto autoral inspirado na exposição “O Rio dos Navegantes”. Voltada para o núcleo “Atlântico negro, atlântico vermelho”, que evidencia as diásporas africanas, Elisa Lucinda fala de um oceano de sangue e da violência cultural e física decorrente das navegações, revelando uma narrativa escondida sobre os verdadeiros heróis e vilões da história brasileira.

Elisa Lucinda é uma das autoras que mais vendem no Brasil. Seus livros, em sucessivas edições, percorrem o país sendo lidos, interpretados e encenados, enquanto seu nome figura dando títulos a bibliotecas e outros espaços de leitura. Elisa possui dezessete livros publicados, dentre os quais a Coleção Amigo Oculto, de livros infanto juvenis, que lhe rendeu, em 2002, o prêmio Altamente Recomendável (FNLIJ) por “A menina transparente”. Versos de Liberdade, que ensina a palavra poética aos jovens que cumprem medidas, é um dos projetos que a sua instituição Casa Poema desenvolve, entre cursos de Poesia Falada para todos. Seu primeiro romance “Fernando Pessoa, o Cavaleiro de Nada”, uma autobiografia do poeta, foi finalista no Prêmio São Paulo de Literatura 2015. Em maio de 2019, a multiartista lançou o seu “Livro do avesso, o pensamento de Edite”, pela editora Malê.