ABERTURA: 15 DE OUTUBRO DE 2022

ENCERRAMENTO: 15 DE DEZEMBRO 2022

O Museu de Arte do Rio inaugurou a sua primeira ocupação artística gratuita. “Carolina Maria de Jesus: Um Brasil para os brasileiros” – Ocupação MAR apresenta ao público reflexões sobre racismo estrutural, pobreza, fome e superação, a partir da história de vida da escritora Carolina Maria de Jesus, mulher negra, favelada e protagonista da literatura brasileira. Após passagem pelo Instituto Moreira Salles de São Paulo, o recorte da mostra chega ao território do Parque Madureira, espaço de lazer que fica na zona norte do Rio de Janeiro.

Ao todo, serão cerca de 100 obras de 10 artistas, entre fotografias, vídeos, colagens e reportagens de jornal. A ocupação conta ainda com uma peça inédita da artista Silvana Mendes, que também participa da exposição principal do MAR, Um Defeito de Cor. A obra é uma colagem onde Silvana representa Carolina Maria de Jesus cercada por homens brancos e os anula com flores e elementos coloridos, criando uma grande homenagem à escritora.

Quem foi Carolina Maria de Jesus?

Nascida em Sacramento (MG), em 1914, Carolina Maria de Jesus foi uma multiartista negra que ficou mais conhecida pela escrita de diários, sendo a sua obra de maior sucesso “Quarto de Despejo”, livro lançado em 1960 com tradução imediata para mais de 13 línguas. Durante muitos anos de sua vida, Carolina morou na Favela do Canindé, às margens do Rio Tietê, em São Paulo. Nesse período, a escritora trabalhou como catadora de papel para sustentar os seus três filhos. Carolina é uma das autoras mais importantes da história literária e cultural brasileira, e sua obra é considerada imprescindível para compreender o nosso país.