Ciclo de Seminários Mulheres nas Artes – Arquitetura e Urbanismo | Módulo I – 04/09

Entre os dias 04 de setembro e 20 de novembro, o Museu de Arte do Rio realiza a segunda edição do Ciclo de Seminários Mulheres nas Artes, dedicado ao estudo aprofundado da trajetória e da obra de mulheres brasileiras, entre artistas, arquitetas, pesquisadoras, autoras e ativistas.

Nesta edição, as atividades acontecem online, com transmissão ao vivo pelo canal do MAR no Youtube, e abordarão questões relativas à arquitetura e ao urbanismo, em confluência com a exposição “Casa Carioca” (2020) e às atividades do UIA – Encontro Internacional de Arquitetura, que será sediado do Rio de Janeiro em 2021.

Inteiramente ministrado por mulheres, o ciclo será dividido em três módulos: Cidade, etnicidade e ancestralidade; Cidade, corpo e gênero; e Cidade, Classe e Violência. Entre as convidadas estão pesquisadoras, críticas de arte, artistas, professoras, arquitetas e urbanistas. Cada módulo será composto por duas palestras mensais, que contarão com tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Confira a programação da primeira mesa!

? Módulo I: Cidade, etnicidade e ancestralidade

? Mesa 1 – Palestrantes: Sandra Benites e Gabriela Gaia
Mediadora: Thaise Machado

➡ Na primeira mesa do módulo I do Ciclo de Seminários Mulheres nas Artes, as palestrantes Sandra Benites e Gabriela Gaia irão debater, sob a mediação de Thaise Machado, a presença de saberes ancestrais, que conecta e proporciona outras perspectivas de pertencimento à cidade. Assim como a descolonização do pensamento e a produção intelectual com viés decolonial e narrativas contemporâneas sobre territórios negros e indígenas, que se desdobram e apresentam o conceito de etnicidade.

? Sexta-feira – 04/09, das 17h às 19h

Ao vivo no canal do MAR no Youtube.

*Não será preciso inscrição.