Ciclo de Seminários Mulheres nas Artes – Módulo II – Mesa 2

Nos dia 16 de outubro, o MAR realiza a mesa 2 do segundo módulo do Ciclo de Seminários Mulheres nas Artes. Em 2020, o evento tem como tema central Arquitetura e Urbanismo, em diálogo com a exposição “Casa Carioca”.

Após discutir questões sobre cidade, etnicidade e ancestralidade em seu primeiro módulo, com a participação de nomes como a antropóloga e curadora Sandra Benites e a arquiteta e pesquisadora Bárbara Oliveira, o segundo módulo do evento se propõem a debater as relações entre cidade, corpo e gênero.

Por conta do isolamento social imposto pela pandemia do novo coronavírus, este ano o Ciclo de Seminários Mulheres nas Artes está sendo realizado online desde o início de setembro, com transmissão ao vivo pelo canal do MAR no YouTube. Os painéis do primeiro módulo estão disponíveis ao público, na íntegra, na plataforma digital. Inteiramente ministrado por mulheres, o ciclo foi dividido em três módulos: Cidade, etnicidade e ancestralidade; Cidade, corpo e gênero; e Cidade, Classe e Violência. Cada módulo é composto por duas palestras mensais, que contam com tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Com a proposta de dar visibilidade à produção cultural feminina, bem como estimular de forma geral a pesquisa e o desenvolvimento de projetos criados por mulheres, o evento tem ainda como objetivo dar continuidade ao processo gerador da exposição “Mulheres na Coleção MAR” (2018), aprofundando discussões e práticas em prol da igualdade de gênero, por meio do prisma da interseccionalidade no âmbito das atividades e do acervo da instituição.

Ciclo de Seminários Mulheres nas Artes – Módulo II: Cidade, corpo e gênero

Sexta-feira, 16 de outubro, das 17h às 20h
Com Iazana Guizzo e Diana Bogado
Mediação: Gisele de Paula

Saiba mais sobre as convidadas!

Iazana Guizzo – Iazana Guizzo é arquiteta e urbanista. Idealizadora da Terceira Margem Arquitetura e Singularidades e seu método. Professora de projeto de arquitetura da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutora em urbanismo. Mestre em psicologia. Formada em dança contemporânea. É autora do livro “Reativar territórios: o corpo e o afeto na questão do projeto participativo”.

Diana BogadoDiana Bogado é ativista, feminista, arquiteta e urbanista, doutora em arquitetura pela Universidade de Sevilha; realizou pós-doutorado no Centro de Estudos Sociais da Universidade Coimbra e no Departamento de Museologia da Universidade Lusófona. É co-fundadora do Museu das Remoções da Vila Autódromo. Em sua trajetória, participou de movimentos sociais pelo direito à moradia, além de ter coordenado/colaborado em projetos urbanísticos participativos no Brasil e no exterior.

Gisele de Paula – Carioca, ativista do movimento negro, graduada em arquitetura e urbanismo pela Universidade Santa Úrsula. Com formação técnica em estrutura naval pelo Henrique Lage (ETEHL), atuou em arquitetura naval na supervisão do Estaleiro Aliança e como estagiária de arquitetura e urbanismo na Tempore Engenharia e no Museu de Arte do Rio (MAR).