Educação

Uma escola que tem um museu e, ao mesmo tempo, um museu que tem uma escola: integração entre arte e educação.
Esse é o horizonte do MAR.

A integração entre arte, história e educação é o horizonte do Museu de Arte do Rio, que, no trânsito propiciado por essa horizontalidade, concebe, potencializa e mantém públicas todas as suas ações. Para a instituição, é preciso continuamente atravessar a educação para se chegar à arte – é nesse sentido que, simbólica e fisicamente, a circulação do museu inicia-se pela Escola do Olhar.

O MAR, por meio de sua Escola do Olhar, desempenha sua função primeira que é a educação. A Escola do Olhar é um espaço de formação continuada que se propõe estimular e disseminar a sensibilidade e o conhecimento. Compreendendo a educação como campo aberto a diferentes estímulos, a Escola do Olhar apresenta, em seu escopo, atividades que se relacionam com os eixos do ensino formal, direcionados a professores e educadores em todo arco da educação – da infantil à pós-graduação. Da mesma forma, busca se integrar a rotinas e desafios de um processo educativo que aconteça também para além dos muros da escola, tendo sempre como mote a arte e a cultura visual.

Como parte de sua estrutura regular, a Escola do Olhar realiza uma série de cursos e workshops, teóricos e práticos, palestras, seminários nacionais e internacionais, que constituem um corpo de ação que mobiliza diferentes pesquisas, interesses e públicos.

O programa educativo do MAR visa construir uma agenda que aprofunda a dimensão pública da arte. Integrada e fundamental a essa realização, a Escola do Olhar se projeta em direção à sociedade e articula parceria com universidades, redes públicas de ensino, instituições museológicas, sociedade civil e programas de educação não formal. Tomando a sociedade como eixo transversal de suas ações, a Escola do Olhar se mostra porosa aos anseios e desejos plurais desta cidade.
 

Curso Pensamento, prática e linguagem, com Alexandre Sequeira

30 de novembro a 3 de dezembro

SAIBA MAIS

IV Jornada de Educação e Relações Étnico-Raciais

22 a 24 de novembro

SAIBA MAIS

Curso de História do Rio de Janeiro: Leopoldina, princesa da Independência, das artes e das ciências

12 e 26 de novembro

SAIBA MAIS

Convite a experimentar: Percursos históricos e culturais da região portuária

Todos os sábados de novembro

SAIBA MAIS