Cursos

Os cursos da Escola do Olhar são o ambiente para a construção, a ampliação e o debate de questões irradiadas dos campos da arte e da cultura visual. Construídos a partir dos Núcleos Significativos da coleção, da proposta curatorial das exposições e também do mapeamento com diferentes agentes e parceiros da Escola do Olhar, eles estão organizados em dois formatos principais:

  • Cursos de curta duração – carga horária entre 3 e 15 horas.
  • Cursos de média duração – carga horária entre 16 e 45 horas.

Em sua agenda regular, destacam-se:

Curso de Formação com Professores

A cada mês, um novo tema. Professores e educadores do MAR se encontram para conhecer e investigar as exposições em cartaz. Nesse espaço de formação, juntos identificam as possibilidades de trabalho – tanto na escola como no museu – a partir da pergunta: como a arte pode acontecer na escola?

A Escola do Olhar tem uma agenda exclusiva e prioritária para o professor e, por isso, desenvolve uma série de cursos orientados para uma formação continuada do professor no campo da arte e da cultura visual. Confira a programação. 

Cursos de História do Rio

É fato que a maioria dos cariocas conhece pouco a história de sua cidade. Diga para um carioca médio que a cidade foi francesa antes de ser portuguesa, que escravos não podiam passar pela Rua do Ouvidor, que Copacabana já foi considerada subúrbio ou que o remo era popular quando o futebol nem existia, e a reação mais provável será de perplexidade. Compreender a cidade é o primeiro passo para amá-la. Por esse motivo, é preciso avivar o gosto dos cariocas pela história do Rio de Janeiro. Os cursos de História do Rio reúnem especialistas de diversas instituições, tendências, orientações e idades, que se dedicam hoje a pensar o passado carioca, com o intuito de oferecer um panorama diversificado do pensamento contemporâneo sobre a história da cidade.

Os cursos possuem agenda semestral regular e são constituídos por um conjunto de cinco ou seis palestras independentes cujos temas mantêm relação direta com as exposições dedicadas ao Rio de Janeiro organizadas pelo MAR: Rio de Imagens, ImaginaRio, Do Valongo à Favela.

Cursos de História da Arte

Numa exposição encontramos um campo de significantes à espera de significados, formas de aproximação de conceitos, processos e movimentos artísticos de distintos momentos da história da arte brasileira e internacional. Os Cursos de História da Arte da Escola do Olhar são ministrados por importantes pesquisadores brasileiros que, abordando uma mesma mostra, estabelecem um instigante programa de investigação sobre as formas de fazer e saber sobre arte, história da arte e crítica de arte. Operando num campo interdisciplinar, a metodologia dos cursos consiste num convite para explorar uma mesma exposição e, a partir dela, reconhecer como a história da arte pode ser pensada, escrita e construída na atualidade.

Os cursos têm uma agenda semestral regular e são constituídos por um conjunto de cinco ou seis palestras independentes cujos temas mantêm relação direta com as mostras que o MAR dedica à arte moderna e contemporânea, como a mostra Vontade Construtiva.

Curso de Formação de Mediadores

Este curso  é voltado à  formação de estudantes e profissionais interessados em atuar no campo da educação em museus e da mediação educacional e cultural. Partindo das exposições e do programa educativo, o curso pretende formar espaços para a investigação de práticas e processos de mediação em instituições museológicas, abordando modos de fazer, de saber e de relacionar arte e processos de aprendizagem. Uma questão chave é: como a educação pode acontecer no museu?

A metodologia utilizada propõe estabelecer relações subjetivas e pessoais, mas também crítica e analítica no campo da educação em museus e envolve expedições, palestras e laboratórios de mediação com profissionais da área e com a equipe de educação do MAR.

Curso de Curadoria

Este curso propõe compreender as práticas curatoriais contemporâneas a partir de duas programações: a Conversa com Curadores e o Curso de Introdução à Curadoria.

A proposta de Conversa com Curadores brasileiros e estrangeiros é desenvolver uma série de palestras e encontros de trabalhos com curadores convidados que compartilham suas experiências em curadoria, apresentando estudos de caso, eixos de pesquisa e programas curatoriais desenvolvidos. Já o Curso de Introdução à Curadoria propõe modos de experimentação da prática curatorial abordando conceitos, práticas e olhares pelos quais a curadoria pode ser viabilizada: o circuito de arte no Brasil e as especificidades do trabalho do curador no país; as práticas curatoriais contemporâneas; a diferença entre a função do crítico e a do curador; os distintos modelos de curadoria e a atuação do curador.

Curso de Educação Infantil

Ao longo da história, a concepção que se tem da criança vem se transformando e, com ela, a relação entre museus e infância. O curso  Museu Também É Lugar de Criança Pequena!, com duração de 20 horas, é voltado a adultos – em especial educadores – interessados em refletir sobre as relações crianças-museus-educação e desenvolver estratégias para a exploração do MAR, e outros museus, com crianças que tenham menos de 6 anos de idade.
 

Programação

Ver todos

Curso de extensão Imagens surdas: literatura, cinema, artes plásticas e representação da surdez

Quartas e sábados de março

SAIBA MAIS

Curso de extensão Imagens Surdas: literatura, cinema, artes plásticas e representação da surdez

Quartas e sábados de março

SAIBA MAIS

Convite a experimentar - Formação com Guias de Turismo

7 e 11 de fevereiro

SAIBA MAIS

5º Curso de Formação de Mediadores - Mediação e processos participativos

25 a 27 de janeiro e dos dias 1 a 3 e 8 a 10 de fevereiro

SAIBA MAIS