Programa de Estágio

A Gerência de Educação do MAR oferece um programa de estágio orientado em arte e educação, atualmente voltado para dois perfis profissionais: educador estagiário e monitor estagiário.

O programa visa contribuir para a formação profissional de estudantes universitários com fins de atuação na área de educação em museus. Sua base é a prática educativa e o exercício da pesquisa sobre educação em museus, história do Rio de Janeiro, história da arte e cultura visual, reconhecendo na mediação cultural a estratégia de aproximação e diálogo entre arte e público.

O estágio é remunerado, com carga horária de 30 horas semanais, cumpridas em escala e distribuídas em horários de pesquisa, formação continuada e prática educativa. O contrato de estágio é renovado a cada seis meses, e tem vigência máxima de dois anos de duração.

Processo seletivo

O acesso à vaga de estágio na Gerência de Educação se dá de duas formas:

• Participação no Curso de Formação de Mediadores do Museu de Arte do Rio, realizado anualmente entre os meses de janeiro e fevereiro, a partir do qual é formado o cadastro de reservas para futuras contratações;
• Em caso de esgotamento do cadastro de reservas,  ao longo do ano são realizados processos seletivos compostos de três etapas: triagem de currículos; carta de motivação; e entrevista individual ou coletiva.

Benefícios: 

Bolsa-estágio; Vale-transporte; Férias remuneradas, de acordo com a lei de estágio; Formação continuada com profissionais qualificados e participação na programação nacional e internacional da Escola do Olhar.