Workshops

Os workshops da Escola do Olhar alinham aspectos teóricos a proposições práticas. Possuem carga horária entre 4 e 8 horas (curta duração) e entre 8 e 12 horas (média duração). São organizados a partir dos núcleos de pesquisa do MAR, do programa curatorial e da constituição do acervo do museu.

A agenda de workshop da Escola do Olhar está estruturada em dois grandes eixos:

Workshops para Família

Todos os meses, o MAR oferece um programa que se apresenta como uma nova experiência para famílias no museu. Em cada um deles, educadores do MAR e professores convidados desenvolvem uma série de proposições que propiciam uma aproximação curiosa, divertida e coletiva com as obras e os artistas presentes nas mostras. As famílias realizam atividades e podem explorar as exposições juntas, inspirando-se em investigações do movimento, do espaço, da luz, das formas, das cores e de outras técnicas.

Formação Continuada em Arte e Cultura Visual

A Escola do Olhar oferece uma intensa agenda de workshops sobre arte e cultura visual. Destinado a professores e a educadores, bem como ao público juvenil e adulto, o programa é organizado a partir de conteúdos presentes nas exposições, de campos de interesse nas linguagens artísticas – fotografia, dança, desenho, entre outros – e de questões transversais presentes na discussão sobre cultura contemporânea. Para elaborar sua programação, a Escola do Olhar conta com professores e consultores especializados que propõem ações dentro e fora do museu – expedições no entorno e em outros lugares importantes para o workshop.

Programação

Ver todos

Oficina "O Mercado de Escravos do RJ" - Instituto Pretos Novos/Vizinhos do MAR

11 de novembro

SAIBA MAIS

Oficina Práticas Artísticas Contemporâneas: Arte e a politização do brincar, com Guilherme Teixeira (SP)

21 a 23 de setembro

SAIBA MAIS

I Semana sobre Cultura Surda

20 a 25 de setembro

SAIBA MAIS

Oficina Narrativas do corpo, com Marcelo Aquino

10 e 11 de setembro

SAIBA MAIS