6º Curso de Formação de Mediadores | Mediação em tempos sísmicos

17, 18, 19, 24, 25, 26 e 31 de janeiro e 1º e 2 de fevereiro de 2018 | 10h às 18h
A Escola do Olhar realiza a 6ª edição do Curso de Formação de Mediadores que tem como tema Mediação em tempos sísmicos. O curso integra a linha de ação (Para) Pensar e Fazer Museus, do Programa Arte e Cultura Visual, e promove um espaço de formação em mediação cultural aberto para estudantes, professores, educadores de museus, curadores, artistas e educadores sociais interessados em atuar e pesquisar o campo da educação em museus.

Em sua programação está previsto: o compartilhamento de projetos pedagógicos, artísticos e curatoriais; a realização de laboratórios de mediação e expedições no território da cidade do Rio de Janeiro. O curso tem como objetivo investigar e debater questões em torno da democracia, modelos de representatividade e articulação política entre arte, educação e museus. A mediação em museus, mesmo em tempos sísmicos, pode se constituir como espaço para imaginar e promover novas estratégias de sociabilidade democrática?

Com duração de 42 horas, distribuídas em três semanas, os encontros acontecerão nas quartas, quintas e sextas-feiras e serão conduzidos pela equipe de educação da Escola do Olhar.

Inscrições encerradas.

>> PROGRAMAÇÃO
Quinta, 18
10h às 13h | Credenciamento
Boas-vindas aos participantes e apresentação da Escola do Olhar e do programa do curso.

14h às 17h | Fundamentação
Cultura, mediação e democracia, com Filipe Ceppas (UFRJ).

Sexta, 19
Convite a experimentar
Na exposição Feito Poeira ao Vento, com Natália Nichols (Educadora de projetos do MAR).

14h às 17h | Debate aberto ao público
Criação de redes com o terrirório, com Marcus Faustini (Agência de Redes Para a Juventude) e Marília Bonas (Memorial da Resistência de São Paulo).
Mediação: Bruna Camargos, educadora de projetos do MAR.

Quarta, 24
14h às 17h |
Expedição
Galpão Bela Maré

Quinta, 25
Laboratório
Mapa do Absurdo, com Rodrigo Ferreira e Georges Marques (Educadores do MAR).

14h às 17h | Debate aberto ao público
Educação em tempos sísmicos: práticas artísticas e processos pedagógicos em contextos urbanos, com Eliana Souza e Silva (Redes da Maré), Coletivo Tráfico Libre de Conocimiento (México), Veríssimo Júnior (Teatro na Laje) e José dos Santos Júnior (Teatro na Laje).
Mediação: Natália Nichols (Educadora de projetos do MAR).

Sexta, 26
Laboratório
Leitura crítica e relatos poéticos, com Bruna Camargos e Natália Nichols (Educadoras de projeto do MAR).

14h às 17h | Estudo de caso
Atividades educativas

Quarta, 31
8h30 às 13h |
Expedição
Museu das Remoções

Quinta, 1º
14h às 17h |
Fundamentação
Arte, democracia e utopia, com Clarissa Diniz (Gerente de Conteúdo do MAR) e Michelle Sommer (Curadora associada do MAR).

Sexta, 2
Debate aberto ao público
Públicos, agência e participação nos programas “Vizinhos do MAR” e “Acessibilidade”, com Janaina Melo (Gerente de educação do MAR) e Bruna Camargos (Educadora de projetos do MAR).
Mediação: Thyago Corrêa (Educador do MAR).

CONCEPÇÃO E COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
Bruna Camargos, Janaina Melo, Maria Clara Boing e Natalia Nichols