Curso de extensão - Imagens surdas: literatura, cinema, artes plásticas e representação da surdez

22 de março de 2017 | 14h

Inscreva-se aqui.

Este curso estabelece reflexões acerca das figurações simbólicas da surdez presentes em manifestações estéticas – na literatura, no cinema e nas artes, visando a formação de multiplicadores de ações voltadas à discussão acerca da cultura e dos letramentos estéticos surdos. Seu escopo situa-se na promoção de estratégias de leituras estéticas voltadas aos surdos, tanto no que toca ao letramento visual, quanto no que concerne à discussão das representações e autorrepresentações artísticas acerca da surdez. Em parceria com o departamento de Letras da UFRJ.

Serão oferecidas quatro oficinas exclusiva para pessoas surdas e quatro ciclos de debates em torno de filmes cujas temáticas vinculam-se ao universo surdo, que ocorrerão aos sábados para o público em geral.

A primeira oficina abordará a relação entre a literatura surda e as representações do medo e do terror; a segunda refletirá sobre as relações entre imagem e literatura e contará com a presença de ilustradores; a terceira pensará o papel da literatura infantil no enfrentamento simbólico da experiência do medo, bem como seus modos de representação. Por fim, a quarta oficina tratará da obra artística de Rivane Neuenschwander, especialmente de seu trabalho O nome do medo, em exposição no MAR.

Ciclo de oficinas:
Quartas-ferias: 22 e 29 de março
Número de vagas: 25

Exibição de filme e debate (não é necessário inscrição):
25 de março e 1º de abril.
Sábados, das 10h às 12h
Número de vagas: 60

*Contaremos com intérprete em  Libras.

Local: Escola do Olhar.