Programação

Curso de História da Arte | Exposição Lugares do delírio

8 de abril de 2017 | 10h

O curso de História da Arte é uma ação do programa de Arte e Cultura Visual da Escola Olhar que, a partir das exposições, programa curatorial e coleções do Museu de Arte do Rio, propõe-se a investigar a pluralidade de perspectivas e indagações acerca da arte moderna e contemporânea, numa revisão histórica que acentua o caráter processual e diverso das produções. Busca, também, enfatizar a importância do papel dos museus na produção de novas abordagens sobre a arte no Brasil.
Neste curso, a partir da exposição Lugares do Delírio – Arte e Sociedade no Brasil III como parâmetro temático e conceitual, serão ministradas três aulas. Tania Rivera, que assina a curadoria da exposição, analisará o conceito geral da mostra; Frederico Morais abordará a obra de Arthur Bispo do Rosário; e Peter Pál Pelbart investigará as relações entre arte e loucura por meio da experiência com pacientes psiquiátricos que atuam na Companhia Teatral Ueinzz.

Confira a programação:

Data - 8 de abril
Horário - 10h às 12h
Local: Escola do Olhar | sala 2.2.

Aula 3 - "Deriva esquizocênica", com Peter Pál Pelbart.
A partir da experiência da Cia Teatral Ueinzz e do relato de alguns de seus projetos e aventuras, trata-se de mostrar, no entroncamento entre a experiência-limite e as práticas estéticas, as várias facetas de um experimento micropolítico e biopolítico.

Peter Pál Pelbart é filósofo e ensaísta. Professor titular de filosofia contemporânea na Pontifícia Universidade Católica. Escreveu principalmente sobre loucura (na filosofia e na literatura, com intersecções na psicanálise), tempo (na obra de Deleuze, com desdobramentos no cinema e na política), subjetividade e biopolítica. É especialista na filosofia de Gilles Deleuze, de quem traduziu Conversações, Crítica e Clínica e parte de Mil Platôs V (todos pela Ed. 34). Desde 1996 coordena um projeto de teatro com usuários de serviços de saúde mental. Esta experiência resultou na constituição da Cia Teatral Ueinzz, com um histórico de mais de trezentas apresentações no circuito cultural brasileiro e internacional.

Inscreva-se aqui.