Curso Pensamento, prática e linguagem, com Alexandre Sequeira

30 de novembro a 3 de dezembro de 2016

Inscreva-se aqui.

Parte do programa de Arte e Cultura Visual da Escola do Olhar, o curso busca ser um espaço de reflexão e prática para novos artistas a partir de poéticas e linguagens exploradas por artistas que fazem parte das mostras do MAR. Nesta edição, Alexandre Sequeira a desenvolve questões e metodologias de sua exposição individual no museu.

"Fotografia e processos de criação participativos”
com o artista Alexandre Sequeira.

O artista Alexandre Sequeira, a partir de suas práticas e da sua exposição individual em montagem no MAR "Meu Mundo Teu", propõe analisar propostas artísticas que se constituem em estratégias de intervenção criativa no tecido social, tendo a fotografia como vetor de aproximação e troca de impressões de mundo. O curso buscará compreender as origens históricas dessas práticas e, através da apreciação de projetos desenvolvidos por diferentes artistas, analisar os diferentes estatutos que regem a formulação dessas redes de participação. Tal análise busca melhor compreender de que modo tais práticas aproximam o artista do coletivo e ampliam o alcance da compreensão da arte para além de sua avaliação formal ou técnica, envolvendo as condições que a precedem e sucedem. O curso pretende também discutir em conjunto projetos apresentados pelos participantes que tenham esse tipo de abordagem.

Local: Escola do Olhar | 25 vagas

ALEXANDRE ROMARIZ SEQUEIRA, 1961. Belém-PA.
Artista plástico e fotógrafo, é Mestre em Arte e Tecnologia pela UFMG, doutorando pela mesma instituição e professor do Instituto de Ciências da Arte da UFPa. Desenvolve trabalhos que estabelecem relações entre fotografia e alteridade social, tendo participado de diversas exposições e festivais no Brasil e exterior, podendo-se destacar "Une certaine amazonie"; em Paris/França; Bienal Internacional de Fotografia de Liège/Bélgica; Exposição no Centro Cultural Engramme em Quebec/Canadá; X Bienal de Havana/Cuba; Paraty em Foco 2009; FotoFestPoa 2010 e 2011; Festival de Fotografia de Recife 2010; Simpósio e exposição “Brush with Light”, na Universidade de Arte Mídia e Design de NewPort no Reino Unido, Festival Internacional de Fotografia de Pingyao/China; “Gigante pela própria natureza” em Valência na Espanha; “Geração 00 – a nova fotografia brasileira; e Projeto Portfólio no Itaú Cultural em São Paulo/Brasil. Tem obras no acervo do Museu da UFPa, Espaço Cultural Casa das 11 Janelas; Coleção Pirelli/MASP, Museu de Arte do Rio - MAR e Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul e Coleção da Associação brasileira de Arte Contemporânea.