II Fórum sobre Cultura Surda no Museu de Arte do Rio

12 de agosto de 2017 | 10h às 18h
Este encontro tem como proposta debater, avaliar e organizar as impressões e proposições das pessoas surdas, a fim de articular uma plataforma de participação do público nas diretrizes e políticas de acessibilidade do MAR.

Os objetivos dos encontros são:
1- Apresentação do MAR e da Escola do Olhar para a comunidade surda;
2 - Reler os itens do documento criado no I Fórum de sobre cultura surda do MAR, avaliando os processos realizados no ano passado.
3 - Conhecer os interesses desta comunidade em relação ao museu e seus programas, discutindo as propostas dos participantes do encontro, a partir de 3 eixos: visitas educativas, educação, comunicação e parceria;
4 - Gerar um documento com as propostas da comunidade surda para nortear as práticas de acessibilidade do museu voltadas para este segmento.

(10h às 12h30)
10h às 11h30 - Abertura do Fórum com apresentação da Escola do Olhar, e das ações desenvolvidas com a comunidade surda no MAR com Janaina Melo, Gerente de Educação do MAR.
11h30 às 12h - Apresentação da comissão da comunidade surda: Clarissa Guerretta, Vanessa Pinheiro, Bruno Ramos, Ana Regina Campello, Ramon Linhares, Ricardo Boaretto, Ulrich Palhares.
12h às 12h30 - Apresentação da metodologia do Fórum.
12h30 às 14h - Intervalo

Tarde (14h às 18h)
14h às 14h20 - Apresentação do documento gerado no I Fórum sobre cultura surda do MAR.
14h20 às 17h - Divisão por três grupos de trabalho: Educação, Comunicação e Parcerias.
17h às 17h30 - Apresentação das avaliações e propostas geradas nos grupos de trabalho.
17h30 às 18h - Encerramento

:: As apresentações e debates contarão com intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras)
:: Todas as atividades são gratuitas
:: Número de vagas: 50