III Semana Sobre Cultura Surda e Educação no MAR

A III Semana sobre Cultura Surda e Educação no MAR ocorre no mês em que é celebrado o Orgulho Surdo, conhecido pela comunidade surda como Setembro Azul.

Neste encontro, será apresentado o documento produzido em julho durante o 3º Fórum Sobre Cultura Surda do Museu de Arte do Rio, ocasião em que foram debatidas proposições para as políticas de acessibilidade do MAR. Organizada pela Escola do Olhar, em parceria com a comunidade surda do Rio de Janeiro, o evento também colore a cobertura fluida do museu de azul durante o mês de setembro.

Este ano, o encontro integra a programação da RED Surdos - Rede Latino Americana de Surdos em seu COIREDSurdos - I Congresso Internacional da RED Surdos, que visa atender às demandas das comunidades de surdos da América Latina com o compromisso de promover um intercâmbio de experiências e o fortalecimento de estratégias e ações afirmativas que efetivem a inclusão participativa dos membros desse grupo social.

Inscrições: http://bit.ly/InscricoesSetembroAzul

Credenciamento - 9h às 9h30 Escola do Olhar [Pilotis]

Mesa redonda 3 - Mães Surdas e a Violência Doméstica

9h30 às 11h Escola do Olhar [5º Auditório]

Debatedora | Mariana Campos

Sabrina Lage | Brasil

Fisioterapeuta e técnica em Nutrição. Empreendedora e fundadora do projeto Mamãe Surda, que visa informar às mães surdas sobre assuntos relacionados à maternidade.

Lygia Neves | Brasil

Graduada em Pedagogia pelo Instituto Nacional de Educação de Surdos (2016). Mestranda do CMPDI ( curso mestrado profissional em diversidade e inclusão) pela UFF. Atualmente atua como professora autônoma em letramento e reforço escolar. É vice coordenadora do programa de política para mulheres surdas da FENEIS.

Oficina 4 - Introdução à ASL

9h30 às 11h Escola do Olhar [2º Andar Sala 2.2]

André Coelho | Brasil

Mestrando da UTFPR. Formado em Matemática pela Universidade Castelo Branco - UCB. Formado em Letras/LIBRAS pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Professor de Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR.

Intervalo - 11h às 11h30 Escola do Olhar [Foyer 5º andar]

Mesa redonda 4 - Currículo Bilíngue: O que falta para os Surdos?

11h30 às 13h Escola do Olhar [5º Auditório]

Debatedor | Ramon Linhares

Tradutor/ Intérprete de Língua Brasileira de Sinais/ Português (INES/MEC), Coordenador de Projetos Educacionais e Tecnológicos (COPET/DDHCT/INES), Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução (PGET/UFCS), Membro da Comissão de ASS.Tecnico-Pedagógico em Língua Brasileira de Sinais (DAEB/INEP).

Mariana Campos | Brasil

Doutora em Educação. Professora da UFSCar e Coordenadora do Departamento do Curso de Letras Libras.

Ana Campello | Brasil

Professora de Pedagogia do Departamento de Ensino Superior - INES

Doutora de Educação da UFSC. Chefe da Divisão de Ensino e de Pesquisa do INES. Membro da Diretoria da Federação Mundial dos Surdos. Pesquisadora e Líder do Grupo de Pesquisa do CNPQ: Instrução em/de Libras como L1 e L2.

Oficina 5 -  O papel do educador surdo no museu

11h30 às 13h Escola do Olhar [2º Andar Sala 2.2]

Bruno Baptista

Formado em Pedagogia pelo Departamento de Ensino Superior / INES. Mediador do Museu do Amanhã.

Período da Tarde

Almoço

13h – 14h30

Mesa redonda 5 - Teatro e Literatura Surda: além das palavras

14h30 às 16h

Debatedor | Weslei Rocha

Graduado em Letras Libras. Professor de Libras do ensino médio do Instituto Nacional de Educação de Surdos. Militante do movimento Negro Surdo Regional do Rio de Janeiro e Diretor de Markentig do Programa de Negros Surdos da FENEIS.

Marcelo da Silva | Brasil

Ator do Programa Palavras Visíveis do Grupo Moitará

Bruno Abrahão | Brasil

Graduado em Letras Libras. Poeta e Professor e pesquisador da LIBRAS da Faculdade de Letras-LIBRAS (UFRJ) e mestrando na Faculdade de Letras da UFRJ.

Oficina 6 -  Direitos Humanos e Constituição

14h30 às 16h

Escola do Olhar [2º Andar Sala 2.2]

Gleice Genaro

Formada em Gestão Financeira pela UFRJ

Ex membro da Comissão de Política das Mulheres Surdas da FENEIS

Militante do Parto Humanizado

Intervalo

16h às 16h30

Escola do Olhar [Foyer 5º andar]

Conferência 3 - O Surdo e os Esportes

16h30 às 18h

Mediador | Alexandre Silva

Presidente da FDSERJ, ex presidente Associação Alvora e trabalha no IBGE

Bruno Hassib | Brasil

Graduado em Educação Física pela Universidade Salgado de Oliveira. Atualmente é professor de ginástica individual. Mestrando da CMPDI / UFF.

Alexandre Soares | Brasil

Atleta da Seleção Brasileira dos Surdos e compete em nível estadual, nacional e internacional na modalidade judô. Ganhou medalhas de ouro e de bronze.

Rodrigo Fialho | Brasil

Surdoatleta de Jiu-Jitsu. Ex-mediador do Centro Cultural do Banco do Brasil.

Oficina 7 -  Modelo por 1 dia

16h30 às 18h

Escola do Olhar [2º Andar Sala 2.2]

Tomaz Beche

Formado em Letras-Libras pela Universidade Federal de Santa Catarina. Tradutor de vídeos de Letras LIBRAS-UFSC. Professor contratado de ensino de LIBRAS no INES.

Visita mediada em libras

16h30 às 18h - Museu de Arte do Rio

Encerramento com sarau de poesia em libras

18h às 18h30