MAR em Cena :: Matéria de Poesia

22 de novembro de 2017 | 17h às 19h
O MAR em Cena é uma programa de espetáculos teatrais criado pelo MAR que acontece na Sala do Encontro. Em sua primeira edição conta com a curadoria do ator Julio Adrião. Nesta quarta, “Matéria de Poesia”, com Bianca Ramoneda, Pedro Luis e convidados — Jaqueline Roversi, Cristina Flores e Magenta Dawning/Bruno Henríquez — promovem uma leitura cênica e musical com textos de Manoel de Barros.

É necessário retirar a entrada com 1h de antecedência (16h) na bilheteria do MAR. Ao final da apresentação, acontecerá na própria sala um bate-papo entre o público e os atores.

Sinopse
Em cena, em uma das salas de exposição do Museu de Arte do Rio, 5 artistas de diferentes origens se encontram para dividir com o público pensamentos sobre arte escritos em forma de poesia.

Os poemas são parte da obra de Manoel de Barros, uma obra extensa e vigorosa, que que tem como uma de suas principais características a reflexão sobre o ofício da criação. O poeta usa seu instrumento, a palavra, para falar sobre criação na fotografia, na pintura, no cinema, na música, nas artes visuais, nos trazendo referências, provocações, clareando ideias e afirmando a linguagem como território simbólico e poético. Um lugar que, mais do que nunca, precisa ser compreendido e valorizado. Esse é o encontro que propomos. Queremos trazer para o espaço de um museu que se dedica tanto ao olhar, uma obra que nos traz muitos instrumentos para isso.

Manoel de Barros é um dos poetas mais populares entre os jovens hoje e também um dos mais vendidos. Sua anarquia – lúdica e lírica, profunda sem perder a graça – é ouro para uma geração cheia de questionamentos. Sua potência em questionar os valores vigentes e propor a subversão que começa pela própria construção das frases – e chega ao desmonte do conceito de “utilidade” na sociedade de consumo – torna-se cada vez mais urgente de ser compartilhada. “Em que mundo queremos viver e como a arte pode nos ajudar nisso?” – é a pergunta que ele põe em nosso colo. Por ser um poeta que viveu a maior parte de sua vida no centro-oeste do país, e por trazer em seu vocabulário palavras que se referem à natureza, muitos de seus leitores ficam atrelados a um lado mais lírico de sua obra, atribuindo a ela uma aura de pureza. O recorte que propomos amplia essa visão, reunindo pensamentos sobre arte e criação, que nunca foram explorados juntos, em apresentações. Por exemplo, nem todos sabem que Manoel era cinéfilo, que estudou cinema em Nova York e que essa paixão migrou para seus poemas que são repletos de referências sobre a criação de imagens. Enxergar Manoel como um poeta vinculado somente à natureza é restringir sua obra e perder a possibilidade de refletir sobre essa palavra tão polêmica chamada “arte”. Essa é a “matéria de poesia” sobre a qual ele tanto se debruçou. E é ela que queremos compartilhar nesse encontro. Uma sala de exposições ou o fundo do MAR são ótimos lugares para isso.

Textos : Manoel de Barros
Em cena: Pedro Luís, Bianca Ramoneda, Cristina Flores, Jaqueline Roversi e Magenta Dawning/Bruno Henríquez.
Classificação: 12 anos
Duração: 60 minutos