MAR na Academia | Seminário de Museologia Experimental – Os museus e a museologia nos 40 anos do Comitê Internacional de Museologia

26 e 27 de abril de 2017 | 14h às 19h
O evento discute as diferentes pontes entre a teoria museológica e a prática museal, referindo-se às diversas experiências que fomentaram o pensamento estruturante desse campo do saber ao longo das últimas décadas. A proposta é reconhecer a história da museologia na ocasião da comemoração dos 40 anos do Comitê Internacional de Museologia do ICOM, o ICOFOM, que também apoia as atividades e projetos do Grupo MEI, dentre eles o blog História da Museologia, que será lançado e divulgado neste evento. Realização do grupo de pesquisa Museologia Experimental e Imagem – MEI em parceria com o MAR e o IPN.
Local: Escola do Olhar | auditório (5º andar).

Quarta, 26
Credenciamento
Mesa de abertura
Conferência Magistral: “Memórias e trajetórias do ICOFOM”
Conferencista: Profa. Dra. Tereza Scheiner (PPG-PMUS/UNIRIO)
Mediação: Profa. Dra. Helena Uzeda (PPG-PMUS/UNIRIO)

12h30 - 14h
Intervalo para o almoço

14h - 14h40
Apresentação Projeto Reserva Técnica Visitável do MAR.
Palestrante: Andrea Santos (Coordenadora de Museologia e Montagem do MAR).
Visitas mediadas à reserva técnica do MAR.

Quinta, 27
Mesa de Debates 1: Os museus e a Museologia Experimental
Palestrantes: Prof. Dr. Bruno Brulon (MEI, PPGPMUS/UNIRIO), Profa. Dra. Alejandra Saladino (UNIRIO e IPN), Profa. Dra. Simone Pondé Vassallo (UFF e IPN), Profa. Dra. Monica Lima e Souza (UFRJ e IPN), Janaina Melo (Gerente de Educação da Escola do Olhar - MAR).
Mediação: Marcela Sanches (UNIRIO/MEI)

Pausa para o café

Mesa de Debates 2: Lançamento do Blog - História da Museologia
Palestrantes: Ana Cristina Valentino (MEI/UNIRIO), Joyce Mendes (MEI/UNIRIO), Bruno Alonso (MEI/UNIRIO).
Mediação: Prof. Dr. Bruno Brulon (MEI, PPGPMUS/UNIRIO)
Circuito de Herança Africana
Percurso guiado com mediação do Instituto dos Pretos Novos, saindo do MAR