MAR na Academia | Seminário Intersecções: Arquitetura, cultura, cidade

24 de junho de 2017 | 15h às 18h
Arquitetura e o seu papel na construção da identidade cultural da cidade e de seus habitantes, é o tema do seminário que acontecerá no Museu de Arte do Rio (MAR) entre Junho e Julho.
Os encontros buscarão entender e debater de que modo, e com que instrumentos, a arquitetura interfere na dinâmica da cidade e, consequentemente, configura a dimensão cultural como experiência cotidiana de seus habitantes.

Marcos Acayaba  (São Paulo)

Marcos Acayaba, São Paulo 1944, diplomado em 1969 e doutor em 2005 pela FAUUSP, onde foi professor de Projeto de 1972 a 2014.
É autor de diversos projetos e obras dentre as quais se destacam o Pavilhão Pindorama (1985); Vila Butantã (2004); FDE - Escola Estadual Jd. Bela Vista, em Mogi das Cruzes (2005); ECA- Escola de Comunicações e Artes da USP (2006); SEHAB-Conjunto Ponte dos Remédios 2011, Edifício Spression (2014), e as residências Milan (1975), Olga (1990), Baeta (1993) e Acayaba (1997). Recebeu os prêmios Cubo de Bronze na Bienal Internacional de Buenos Aires (1985), da Premiação Nacional IAB (1991), da Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo (1993-Destaque da Obra), da Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo (1997-Grande Prêmio Ex-Aequo), e o Prêmio Fundação Vilanova Artigas (1991).

Bárbara Silva (mediação)
Nasceu em Coimbra, Portugal, em 1977. Graduação em arquitetura pela Universidade de Coimbra (2003); Doutorado em Teoria e Prática do Projeto pela Universidade Politécnica de Madri (2015). Atualmente vive no Rio de Janeiro e Lisboa, onde desenvolve um trabalho que concilia a investigação, a curadoria, edição e programação de eventos culturais. Desde 2010 é diretora artística da plataforma cultural NOTE, com sede em Lisboa, que promove exposições, conferências, workshops e publicações no âmbito da arquitetura, arte e crítica. Desde 2013 é a curadora da “Temporada de Arquitetura” na Galeria da Boavista Lisboa: um evento anual, com a duração de 4 meses composto por exposições, conferências e debates, sobre arquitetura.

Local: Escola do Olhar | Auditório

Inscreva-se aqui.
:: Informamos que o preenchimento do formulário não garante a sua vaga. A pré-inscrição apenas garante preferência na entrada das 13h às 13h45, respeitando ordem de chegada e sujeita a lotação do auditório (97 lugares). A fila para pré-inscritos iniciará às 12h40 e a identificação do público ocorrerá na recepção da Escola do Olhar, sendo necessária apresentação de documento com foto. Haverá lista de espera, das 13h45 às 14h, caso a sala não esteja lotada, respeitando o limite de lugares.

:: Esta edição do programa MAR na Academia tem patrocínio da Accenture, Grupo Libra, TNA e Alocc.