MAR na Academia | Seminário Intersecções: Arquitetura, cultura, cidade

15 de julho de 2017 | 15h às 18h
Arquitetura e o seu papel na construção da identidade cultural da cidade e de seus habitantes, é o tema do seminário que acontecerá no Museu de Arte do Rio (MAR) entre Junho e Julho.
Os encontros buscarão entender e debater de que modo, e com que instrumentos, a arquitetura interfere na dinâmica da cidade e, consequentemente, configura a dimensão cultural como experiência cotidiana de seus habitantes.

Carrilho da Graça (Lisboa, Portugal)

Nasceu em Portalegre, Portugal, 1952. Graduado na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa, em 1977, ano em que iniciou a sua atividade profissional como arquiteto. Foi nomeado e selecionado para o prémio europeu de arquitetura Mies van der Rohe (1990, 1992, 1994, 1996, 2009, 2011, 2013), distinguido com o Prémio Secil de Arquitetura (1994), pela Escola Superior de Comunicação Social de Lisboa, e com o Prémio Valmor pelo Pavilhão do Conhecimento dos Mares (1998) e pela Escola Superior de Música de Lisboa (2008).

Carla Juaçaba (Rio de Janeiro)
Nasceu na cidade do Rio de Janeiro, Brasil, 1976. Desde 2000, Carla Juaçaba desenvolve sua prática independente de arquitetura e pesquisa com sede no Rio de Janeiro. Seu escritório inclui projetos públicos e privados, com foco em habitação e programas culturais. Ainda na graduação, trabalhou com a arquiteta Gisela Magalhães da geração do Arq.Oscar Niemeyer, na área de expografia em museus históricos. Durante seu primeiro ano após a faculdade 2000, trabalhou em projetos residenciais: Casa Atelier 2001, Casa Rio Bonito 2005, Casa Varanda 2007, Casa Mínima 2008.  Em 2012 concebe e constrói o pavilhão efêmero “Humanidade 2012” para o evento internacional Rio+20, em  parceria com a cenógrafa e diretora de teatro Bia Lessa. Em 2013-14 desenvolve o projeto do primeiro Hospice do Brasil, para a Fundação do Câncer.
Em 2015 realizou o projeto de expografia “Tarsila e as mulheres modernas do Rio” no museu do MAR-RJ.  No momento finaliza os projetos Residências: Casa Santa Teresa 2016; Casa Linear 2016; e Casa Posse 2016.

Bárbara Silva (mediação)
Nasceu em Coimbra, Portugal, em 1977. Graduação em arquitetura pela Universidade de Coimbra (2003); Doutorado em Teoria e Prática do Projeto pela Universidade Politécnica de Madri (2015). Atualmente vive no Rio de Janeiro e Lisboa, onde desenvolve um trabalho que concilia a investigação, a curadoria, edição e programação de eventos culturais. Desde 2010 é diretora artística da plataforma cultural NOTE, com sede em Lisboa, que promove exposições, conferências, workshops e publicações no âmbito da arquitetura, arte e crítica. Desde 2013 é a curadora da “Temporada de Arquitetura” na Galeria da Boavista Lisboa: um evento anual, com a duração de 4 meses composto por exposições, conferências e debates, sobre arquitetura.

Local: Escola do Olhar | auditório

Inscreva-se aqui.
::
Informamos que o preenchimento do formulário não garante a sua vaga. A pré-inscrição apenas garante preferência na entrada das 13h às 13h45, respeitando ordem de chegada e sujeita a lotação do auditório (97 lugares). A fila para pré-inscritos iniciará às 12h40 e a identificação do público ocorrerá na recepção da Escola do Olhar, sendo necessária apresentação de documento com foto. Haverá lista de espera, das 13h45 às 14h, caso a sala não esteja lotada, respeitando o limite de lugares.

:: Esta edição do programa MAR na Academia tem patrocínio da Accenture, Grupo Libra, TNA e Alocc.