MAR na Academia | Seminário Interseções: Arquitetura, cultura, cidade

20 de julho de 2017 | 15h às 18h
Arquitetura e o seu papel na construção da identidade cultural da cidade e de seus habitantes, é o tema do seminário que acontecerá no Museu de Arte do Rio (MAR) entre Junho e Julho.
Os encontros buscarão entender e debater de que modo, e com que instrumentos, a arquitetura interfere na dinâmica da cidade e, consequentemente, configura a dimensão cultural como experiência cotidiana de seus habitantes.

Estudio Herreros - Jens Richter (Madri, Espanha)
Estudio Herreros é um escritório de arquitetura localizado em Madri, que opera globalmente. Jens Richter, que depois de mais de dez anos de estreita colaboração, assume, em 2014, o estatuto de primeiro sócio do escritório. Estudio Herreros está atualmente a construir o Museu Munch, em Oslo, o Centro de Múltiplo Agora-Bogotá Usa na Colômbia, a remodelação do Museu Malba, em Buenos Aires, a uma quadra do Projeto Anfa em Casablanca e o espacio SOLO em Madri, assim como outros projectos em Espanha França, México e Uruguai. A pesquisa Typological Corrections in Rio de Janeiro dirigida por Juan Herreros na Universidade de Columbia em 2016 ganhou o Prêmio Ateliê concedido pela revista Architect para o melhor programa educacional das universidades norte-americanas.

Studio X, Rua Arquitetos - Pedro Rivera (Rio de Janeiro)
Pedro Rivera, arquiteto e urbanista, vive e trabalha no Rio de Janeiro. É sócio fundador do escritório Rua Arquitetos, com Pedro Évora, e também diretor do Studio-X Rio, laboratório para pensar o futuro das cidades da Escola de Arquitetura, Planejamento e Preservação da Universidade de Columbia. O Rua Arquitetos possui uma atuação que dialoga com a cultura e os desafios urbanos contemporâneos, tendo participado de exposições no MoMA (New York), MAK (Wien), Carnegie Museum of Art (Pittsburgh), e nas bienais arquitetura de Shenzen, Chicago e Veneza. Rivera possui mestrado em urbanismo pela UFRJ e foi professor da PUC-Rio e da UNESA.

Bárbara Silva (mediação)
Nasceu em Coimbra, Portugal, em 1977. Graduação em arquitetura pela Universidade de Coimbra (2003); Doutorado em Teoria e Prática do Projeto pela Universidade Politécnica de Madri (2015). Atualmente vive no Rio de Janeiro e Lisboa, onde desenvolve um trabalho que concilia a investigação, a curadoria, edição e programação de eventos culturais. Desde 2010 é diretora artística da plataforma cultural NOTE, com sede em Lisboa, que promove exposições, conferências, workshops e publicações no âmbito da arquitetura, arte e crítica. Desde 2013 é a curadora da “Temporada de Arquitetura” na Galeria da Boavista Lisboa: um evento anual, com a duração de 4 meses composto por exposições, conferências e debates, sobre arquitetura.

Local: Escola do Olhar | Auditório

Inscreva-se aqui.
::
 Informamos que o preenchimento do formulário não garante a sua vaga. A pré-inscrição apenas garante preferência na entrada das 13h às 13h45, respeitando ordem de chegada e sujeita a lotação do auditório (97 lugares). A fila para pré-inscritos iniciará às 12h40 e a identificação do público ocorrerá na recepção da Escola do Olhar, sendo necessária apresentação de documento com foto. Haverá lista de espera, das 13h45 às 14h, caso a sala não esteja lotada, respeitando o limite de lugares.