Oficina IPN :: Cais do Valongo: Limites e Possibilidades do Circuito de Herança Africana

29 de novembro de 2017 | 15h às 17h
Desde a sua abertura o MAR vem desenvolvendo uma série de agendas com moradores e instituições da Região Portuária. Um destes parceiros é o Instituto de Pesquisa e Memória Pretos Novos (IPN), equipamento cultural de extrema relevância para a cultura afro-brasileira. Em apoio ao momento atual de nosso vizinho IPN, organizamos juntos uma programação especial de oficinas.

>> SINOPSE
A oficina tem como objetivo discutir o processo de patrimonialização do Cais do Valongo, os limites, possibilidades e desafios do Circuito Histórico e Arqueológico de Celebração da Herança Africana, assim como o processo de “revitalização” da Zona Portuária. Através do dialogo entre a história, a memória e a museologia social, investigaremos  questões relacionadas ao turismo de memória, turismo de base comunitária e museu de território.

>> PROFESSOR
Claudio De Paula Honorato

Doutorando em história pelo PPGH/UNIRIO Mestre em História pelo PPGH/UFF (2008) - Diretor de pesquisa Histórica do Instituto de Pesquisa e Memória Pretos Novos – IPN. Coordenador de Pós-Graduação Lato sensu em História da África- FEUDUC/IPN. professor de História da África da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Duque de Caxias - FFCLDC/FEUDUC. Participou como consultor técnico da elaboração do dossiê do Cais do Valongo a Patrimônio da Humanidade.

Mais informações e inscrições: oficinas@pretosnovos.com.br