Programação

Ofícios e Saberes da Região :: Cosmonauta Mosaicos

19 de agosto de 2017 | 14h às 17h
Inspirado pela exposição Dja Guata Porã | Rio de Janeiro Indígena, o curso “Ofícios e Saberes da Região – Cosmonauta Mosaicos” tem como proposta apresentar as técnicas do mosaico, o muralismo e aprofundar as relações entre fragmento, visualidade e narrativa.
O curso parte da reflexão sobre os usos da cidade e as diversas formas de interação com o espaço público, para propor uma vivência na qual, através da ação direta, os participantes poderão intervir no espaço através do trabalho coletivo.

Cores, técnicas, escolha de imagens, novas percepções do espaço urbano, afetações na cidade, estes são alguns dos elementos que permeiam a arte do mosaico, e que serão trabalhados ao longo das 4 aulas. Além disso, produziremos um mural, com a técnica do mosaico de cerâmica, que será instalado na Região Portuário do Rio de Janeiro.

O “Ofícios e Saberes da Região” é uma ação do Programa Vizinhos do MAR, aberto ao público em geral, a partir de 12 anos.

Cosmonauta Mosaicos
Ateliê de mosaico formado por John Souza e Natalia Reyes, que tem como principal área de atuação a transformação e ressignificação de espaços urbanos através do mosaico de cerâmica. Atuando há 3 anos na Região Portuária do Rio de Janeiro,  o trabalho é desenvolvido com a integração da comunidade nos projetos de intervenção urbana de forma a incentivar a conexão entre as pessoas e destas com o espaço, reforçando a identidade local.

Metodologia
>> Método de Produção: Trencadis
Técnica desenvolvida pelo arquiteto Antoní Gaudí, o Trencadis utiliza cortes aleatórios feitos com martelo e torques de mola, o acabamento é feito com lixa.

>> Método de Instalação: Mosaico em Rede
O sistema de colocação Mosaico em Rede é uma técnica que consiste em colar as peças do mosaico primeiro em uma rede (pode ser plástica, de fibra de vidro ou de fibras vegetais) para a posterior instalação na parede com argamassa e rejunte.

Palestrantes
Natalia Reyes

Chilena, 31 anos, Industrial Designer formada pela Universidad de Chile, com Pós-Graduação em Educação Sustentável pela Universidad de Santiago de Chile USACH. Mosaiquista autodidata, trabalhando com mosaico há 6 anos em projetos desenvolvidos no Chile e Brasil.

Johnson Souza
Brasileiro, 34 anos, Historiador formado pela Universidade Federal Fluminense. Mosaiquista autodidata, trabalhando com mosaico há 3 anos.

:: Data: 8, 12, 15 e 19 de agosto.
:: Horário: 14h às 17h
:: Carga Horária Total: 12 horas.
:: Número de vagas: 25.
:: Faixa etária: A partir de 12 anos.
:: Período de Inscrição: entre 27 a 07 de agosto 2017 (ou até o preenchimento total das vagas)
:: Local: Escola do Olhar | sala 3.3

Inscreva-se aqui.