Universidade das Quebradas

Universidade das Quebradas (UQ) é um curso de extensão da UFRJ coordenado pelas Profa. Numa Ciro e Heloísa Buarque de Hollanda destinado a artistas e agentes culturais atuantes nos diferentes territórios da cidade.

Desde 2014, o segundo semestre do curso é desenvolvido pela Escola do Olhar. Este ano, as questões adquirem novas presenças no campo das artes, da cultural visual e do museu a partir da mostra “O Rio do Samba| Resistência e Reinvenção”, a emergência de uma cidade catalisadora que se constitui com o complexo sócio-cultural do samba, investigaremos os processos de resistência, reinvenção, urgências e suas dimensões atuais. Os convidados abordarão, num campo interdisciplinar, questões como o corpo, poéticas, representação e representatividade, escritas do mundo e cidade.

Nesta aula o artista Jaime Lauriano (SP) compartilha seus processos e práticas artísticas