Universidade das Quebradas no MAR Resistência e Reinvenção

Universidade das Quebradas (UQ) - curso de extensão da UFRJ coordenado pelas Profa. Numa Ciro e Heloísa Buarque de Hollanda destinado a artistas e agentes culturais atuantes nos diferentes territórios da cidade. Desde 2014, o segundo semestre do curso, é desenvolvido pela Escola do Olhar. O programa 2018 da Universidade das Quebradas busca, a partir da literatura e da história social do samba, investigar as dinâmicas de conformação dos territórios, identidades e culturas, fomentando a crítica e a multiplicidade dos olhares sobre a cidade.

No primeiro semestre, a obra do escritor Lima Barreto abre-se como campo de referência. Os subúrbios, a reforma urbana, a questão racial, a loucura e o imaginário nacional serão alguns dos temas abordados em nossos estudos. No segundo semestre, as questões adquirem novas presenças no campo das artes, da cultural visual e do museu.A partir da mostra “O Rio do Samba| Resistência e Reinvenção”, a emergência de uma cidade catalisadora que se constitui com o complexo sócio-cultural do samba, investigaremos os processos de resistência, reinvenção, urgências e suas dimensões atuais. Os convidados abordarão, num campo interdisciplinar, questões como o corpo, poéticas,  representação e representatividade, escritas do mundo  e cidade.