Missão, Visão e Valores

Missão, Visão e Valores do Instituto Odeon

Missão

Promover gestão e produção cultural e artística de excelência, em diálogo com a educação, agregando valor público para a sociedade. 

Visão

Transformar a percepção da sociedade sobre os equipamentos culturais, reforçando as conexões da arte com os espaços públicos e com os indivíduos. 

Valores

  • Gestão transparente e participativa.
  • Transgressão nas conexões entre arte e educação.
  • Qualidade no emprego de recursos públicos e privados.
  • Perenidade dos equipamentos culturais. 
  • Pertencimento entre usuários, fornecedores, financiadores, colaboradores e gestores. 
  • Alteridade, integridade e responsabilidade nas ações. 
     

Missão, Visão e Valores do MAR

Em se tratando de um espaço novo, o MAR pretende estabelecer uma identidade institucional que se encontra inscrita em sua missão, sua visão e seus valores.

Cientes de que a missão deve orientar todos sobre o propósito da instituição, alguns objetivos pautaram a sua elaboração: primeiramente, estabelecer uma relação paritária entre arte e educação como dois pilares que sustentam a formação de um olhar crítico e de reflexão; a seguir, estabelecer claramente seu ponto de partida e seu principal destinatário: o Rio, com seu patrimônio cultural e histórico; e, em se tratando do desejo de concretizar-se como um Museu, explicitar a intenção de constituir um acervo próprio. Essas decisões encontram-se enunciadas na missão, visão e valores do MAR:

Missão

Desenvolver um espaço onde o Rio se encontra e se reinventa através do conhecimento da arte e da experiência do olhar, com ênfase na formação de acervo e na educação.

Visão

Transformar as relações do Rio com a arte em processo de formação emancipatória da cidadania.

Valores

  • Esfera pública: o MAR é de todos e para todos.
  • Democracia: ter uma escuta ativa da sociedade. 
  • Excelência: ser incansável na busca da qualidade. 
  • Autonomia institucional: guiar a ação intelectual e administrativa (modelo de gestão).
  • Transparência: tornar públicos os processos, ações e resultados.radores e gestores. 
  • Proatividade: na ação cultural e administrativa para o cumprimento de sua missão.