Acessibilidade

Buscando a promoção de um amplo acesso aos bens culturais, o Museu de Arte do Rio garante que a acessibilidade seja praticada nas suas estruturas físicas, além de promover ações educativas acessíveis para todos os públicos sem exceção. Por isso, desenvolvemos em parceria com órgãos públicos, escolas e instituições especializadas, propostas de visitas educativas e formação com educadores para identificar oportunidades educativas para todos os públicos, inclusive pessoas com deficiência.

Nossas ações contemplam a implantação de grupos de pesquisas sobre a acessibilidade para o desenvolvimento de propostas de visitas, projetos de materiais educativos especiais, formação de educadores e promoção de ações integradas com as famílias.

O intuito do MAR é ser um ambiente acessível no sentido pleno da palavra.

O prédio
O Pavilhão de Exposições (Edifício Dom João VI) e a Escola do Olhar estão adaptados à visita de cadeirantes e pessoas com baixa mobilidade. Ainda dispomos, no quinto andar da Escola do Olhar, de uma maquete tátil do museu e seu entorno.

Visita acessível
A equipe de educadores se prepara constantemente para o acolhimento e diálogo com pessoas com deficiências e está disponível para fazer da sua visita uma experiência excepcional! 

Horário de visitação especial
Conforme o projeto de lei nº 187/2017, que institui horário exclusivo para visitação de pessoas com deficiências intelectuais e/ou mentais em museus e casas culturais da cidade, o MAR oferece todas as quartas, das 10h às 11h, um horário dedicado a este público.