Aproveite o #MARdeCasa!

Enquanto o Museu de Arte do Rio não retoma suas atividades, suspensas temporariamente por conta das medidas de prevenção ao COVID-19 (novo coronavírus), você pode ter acesso a conteúdos exclusivos disponíveis gratuitamente em nossos canais digitais. Veja como aproveitar o #MARdecasa!

PODCAST ÁGUAS DE KALUNGA

Lançado em novembro de 2019, o 1º podcast do MAR reúne histórias criadas por dez autores negros, inspiradas no conteúdo da exposição “O Rio dos Navegantes”. Participam da série Conceição Evaristo, André Capilé, Bernardo Oliveira, Vilma Piedade, Tatiana Pequeno, Renato Noguera, Ana Paula Lisboa, Gabe Passareli, Valeska Torres e Elisa Lucinda, que, além de escrever um episódio, também é responsável por dar voz a essas narrativas.

Disponível em nosso site e nas plataformas de streaming. Escute agora!

Site MAR

Spotify

Deezer

CONSULTA ONLINE AOS ACERVOS
Você sabia que é possível consultar os acervos do MAR online? As coleções museológica, bibliográfica e documental estão disponíveis  em nosso site, com detalhes e especificações de catalogação das obras.

Saiba mais!

TOUR VIRTUAL PELA MOSTRA “O RIO DOS NAVEGANTES”
Ocupando três galerias, “O Rio dos Navegantes” apresenta ao público mais de 550 itens, entre pinturas, fotografias, vídeos, instalações, objetos, documentos e esculturas que ajudam a contar a história do Rio de Janeiro como cidade portuária desde o século XVI. Percorra todos os espaços da exposição e conheça mais detalhes sobre as obras e temas que a compõem em nossa tour virtual!

Visite!

WEBSÉRIE MAR NA RUA

A websérie “MAR na Rua” surgiu com o objetivo de relacionar obras da Coleção MAR com as histórias contadas por pessoas do seu entorno. O projeto aborda em cinco episódios territórios como a Pequena África e o Morro da Providência, além de discutir temas como gentrificação do espaço urbano, ancestralidade e religião. Participam do programa a educadora Pâmela Carvalho, o fotógrafo Maurício Hora, a diretora do Instituto dos Pretos Novos Merced Guimarães, o artista Mulambö e a Mãe Celina de Xangô.

YOUTUBE MAR

O canal do MAR no Youtube é também uma plataforma de documentação e pesquisa artística e acadêmica, que oferece a todos uma vasta coleção de palestras, cursos, websérie, making of de exposições e eventos culturais realizados desde a inauguração do museu, em 2013.

CATÁLOGOS E PUBLICAÇÕES

Em nosso site estão disponíveis para download gratuito textos curatoriais e catálogos de exposições realizada pelo MAR ao longo destes 7 anos,  como a individual “A Pequena África e o MAR de Tia Lúcia”. Também estão acessíveis publicações desenvolvidas pela Escola do Olhar, como “Mário Pedrosa Atual”, “Dispositivos Artísticos-pedagógicos” e “VI Jornada de Educação e Relações Étnico-Raciais do MAR”.

Leia!

VEM AÍ!

Assim que o MAR reabrir ao público, duas mostras serão inauguradas no pavilhão de exposições. Quer saber mais detalhes? Confira!

Aline Motta: viagem, memória e água
Inédita no Rio de Janeiro, a individual da artista fluminense Aline Motta convida o público a um denso mergulho na história de sua família, por meio de uma montagem imersiva que apresenta uma trilogia de videoinstalações de forma sequencial e dinâmica. Os três trabalhos – “Pontes sobre abismos” (2017), “Se o mar tivesse varandas” (2017) e “Outros fundamentos” (2019) – tomaram forma após a artista descobrir um segredo de família contado pela avó. A partir da revelação, Aline iniciou uma busca por suas raízes em lugares distantes entre si, mas aproximados pelo Oceano Atlântico. Tudo isso é alinhado em uma obra repleta de água salgada, doce, transparente ou poluída.

Casa Carioca
Em 2020, ano em que o Rio de Janeiro se torna capital mundial da Arquitetura UIA/UNESCO, o MAR realizará a exposição de longa duração “Casa Carioca”. Parte do programa curatorial que trata da história da cidade, a coletiva irá ocupar três salas e abordar temas como habitação popular, sociabilidade e o papel da mulher como esteio da família. A curadoria é de Marcelo Campos, curador chefe do MAR, e da arquiteta e urbanista Joice Berth.

Até que o museu possa retomar a sua programação garantindo a segurança de funcionários e visitantes, continuaremos mostrando semanalmente os bastidores de “Casa Carioca” nas redes sociais e em nosso canal no Youtube.