E75C2269-25EE-4C44-8649-D842B506E0E2 Created with sketchtool.
40F48D74-0ABB-49BA-A923-C60ABF051698 Created with sketchtool.
4DB661F4-66CF-4EB3-963C-E4EBDDB94A68 Created with sketchtool.

A Biblioteca e Centro de Documentação do MAR assume uma função multiuso: leitura, pesquisa, exposição e mediação cultural.

Reaberta ao público em agosto de 2019, após reformas para a melhoria dos espaços, a Biblioteca e Centro de Documentação do MAR assume uma função multiuso: leitura, pesquisa, exposição e mediação cultural. Esta reforma, que permitiu o aprofundamento da dimensão pública do local, faz parte de um projeto maior de reposicionamento do museu, realizado com apoio financeiro do BNDES, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e compreende ações nos diversos níveis de atuação do MAR.

As obras na Biblioteca e Centro de Documentação dobraram a capacidade de armazenamento do acervo – integrado por aproximadamente 22 mil itens, sendo 15 mil livros correntes com foco nas áreas de arte, educação, ciências sociais e história do Rio de Janeiro, uma coleção de livros raros e de livros de artistas; além de 7 mil itens de arquivo, entre cartões-postais, fotografias, documentos, correspondências, mapas, entre outros.

O espaço retomou suas atividades com um novo ambiente expositivo, que tem a proposta de ser uma plataforma para que novos artistas possam se expressar nas mais variadas linguagens. Tem início também com a reabertura do local a implementação de um sistema mais atualizado de consulta e catalogação digital do acervo Bibliográfico e Documental.

Parte da estrutura da Escola do Olhar, ligada à Coordenação de Educação, a Biblioteca e Centro de Documentação do MAR está vinculada ao Programa “Pesquisa, memória e documentação”, e possui também uma linha editorial com publicações impressas e e-books.

O acesso à Biblioteca e Centro de Documentação do MAR é público e gratuito. Seu acervo pode de ser consultado no local, onde há computadores para este fim, ou remotamente. Situado no quarto andar do prédio administrativo do museu, o espaço está aberto ao público de terça-feira a sábado, das 10h às 18h, e não funciona nos feriados. Há atendimento especializado para pesquisadores, com agendamento prévio, pelo e-mail: biblioteca@museudeartedorio.org.br

Consulte aqui o acervo Bibliográfico e Documental do MAR