A Biblioteca e Centro de Documentação do MAR assume uma função multiuso: leitura, pesquisa, exposição e mediação cultural.

Reaberta ao público em agosto de 2019, após reformas para a melhoria dos espaços, a Biblioteca e Centro de Documentação do MAR assume uma função multiuso: leitura, pesquisa, exposição e mediação cultural. Esta reforma, que permitiu o aprofundamento da dimensão pública do local, faz parte de um projeto maior de reposicionamento do museu, realizado com apoio financeiro do BNDES, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e compreende ações nos diversos níveis de atuação do MAR.

As obras na Biblioteca e Centro de Documentação dobraram a capacidade de armazenamento do acervo – integrado por aproximadamente 22 mil itens, sendo 15 mil livros correntes com foco nas áreas de arte, educação, ciências sociais e história do Rio de Janeiro, uma coleção de livros raros e de livros de artistas; além de 7 mil itens de arquivo, entre cartões-postais, fotografias, documentos, correspondências, mapas, entre outros.

O espaço retomou suas atividades com um novo ambiente expositivo, que tem a proposta de ser uma plataforma para que novos artistas possam se expressar nas mais variadas linguagens. Tem início também com a reabertura do local a implementação de um sistema mais atualizado de consulta e catalogação digital do acervo Bibliográfico e Documental.

Parte da estrutura da Escola do Olhar, ligada à Coordenação de Educação, a Biblioteca e Centro de Documentação do MAR está vinculada ao Programa “Pesquisa, memória e documentação”, e possui também uma linha editorial com publicações impressas e e-books.

Para acessar o espaço, o visitante deverá fazer agendamento prévio clique aqui, selecionando o dia e horário da visita. Caso necessite utilizar a coleção da biblioteca, será preciso realizar uma consulta prévia aos acervos online para definir os itens a serem pesquisados e entregar à bibliotecária para que os materiais sejam separados com antecedência.

O atendimento acontece de terça a sexta-feira, das 13h às 18h, e o agendamento, limitado a seis pessoas por dia, deverá ser feito com, no mínimo, um dia de antecedência.

>>Faça o seu agendamento aqui!

Consulte o acervo:

>> Bibliográfico