E75C2269-25EE-4C44-8649-D842B506E0E2 Created with sketchtool.
A+
40F48D74-0ABB-49BA-A923-C60ABF051698 Created with sketchtool.


O intuito do MAR é ser um ambiente acessível no sentido pleno da palavra

Buscando a promoção de um amplo acesso aos bens culturais, o Museu de Arte do Rio garante que a acessibilidade seja praticada nas suas estruturas físicas, além de promover ações educativas acessíveis para todos os públicos sem exceção.

Por isso, desenvolvemos em parceria com órgãos públicos, escolas e instituições especializadas, propostas de visitas educativas e formação com educadores para identificar oportunidades educativas para todos os públicos, inclusive pessoas com deficiência.

Nossas ações contemplam a implantação de grupos de pesquisas sobre a acessibilidade para o desenvolvimento de propostas de visitas, projetos de materiais educativos especiais, formação de educadores e promoção de ações integradas com as famílias.

Visita acessível

O Pavilhão de Exposições (Edifício Dom João VI) e a Escola do Olhar estão adaptados à visita de cadeirantes e pessoas com baixa mobilidade. Ainda dispomos, no quinto andar da Escola do Olhar, de uma maquete tátil do museu e seu entorno.

Além disso, o MAR ainda oferece um horário de atendimento exclusivo para pessoas com deficiência intelectual e mental que visitarem as exposições. Todas as sextas, das 11h às 12h, o público encontra mudanças que vão deixar a visita mais confortável, como, por exemplo, adaptações sonoras, de iluminação e de comunicação.

A equipe de educadores se prepara constantemente para o acolhimento e diálogo com pessoas com deficiências e está disponível para fazer da sua visita uma experiência extraordinária!