“Casa Carioca” ganha catálogo Digital e série de vídeos com os bastidores, tour virtual e entrevistas com os curadores

A exposição “Casa Carioca” ganhou este mês um catálogo digital e uma série audiovisual composta por quatro vídeos com entrevistas, bastidores e um tour virtual pela exposição finalizada, todos com legendas e tradução para Libras. Os projetos estão disponíveis gratuitamente no site e no canal do MAR no Youtube. A Vale é patrocinadora da exposição “Casa Carioca” por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Organizado pelo curador Marcelo Campos, o catálogo reúne textos e imagens das três salas ocupadas pela exposição. A curadora convidada Joice Berth, consultores e artistas contribuem com textos sobre os principais temas da mostra, como o papel das mulheres como esteio de família, direito à moradia e sociabilidade.

A publicação traz ainda uma linha do tempo da arquitetura carioca, destaca obras de artistas comissionados, biografias de grandes nomes e de pioneiros da arquitetura brasileira, como Tebas e Enedina Alves Marques. >> Baixe agora!

“Afinal, o que é a casa brasileira, o que é a casa carioca? A que não está nos livros, não sai nas revistas, não dita revoluções estéticas, mas é vivida de outros modos, nos quintais do samba, no churrasco da laje, nas feijoadas das cumeeiras. Casas onde as mães têm a profissão de criar filhos alheios e os seus próprios, casas em eterna luta por demarcação, entre o poder público e o reconhecimento ancestral dos povos originários e escravizados, aldeias, quilombos. Casas que, de outro modo, misturam tudo isso, altares ancestrais, mulheres radicais, empregos informais e dívidas crescendo, enquanto o acesso à água e ao oxigênio, bens comuns, dádivas da natureza, em realidade pandêmica e desigual passam a, novamente, exibir as fissuras de classe, gênero e etnicidade em uma cidade há muito partida, que vê iniciativas de solidariedade e vizinhança salvarem quem sempre esteve só” (trecho do texto curatorial de Marcelo Campos).

Série Casa Carioca em quatro partes

Na série publicada no Youtube, os curadores Marcelo Campos e Joice Berth e outros entrevistados apresentam os conceitos que nortearam a construção de “Casa Carioca” enquanto a exposição vai sendo montada. Além de imagens de bastidores, os quatro episódios exploram detalhes de obras instalativas feitas especialmente para a exposição e promovem um tour virtual. No canal do MAR no Youtube já estão disponíveis três episódios. O último será publicado no próximo dia 21 de dezembro. Assista!