Inscrições abertas para a segunda edição do projeto Percursos Formativos

Destinado a jovens de 16 a 21 anos moradores da região portuária, curso de formação cultural oferece bolsas de estudo de R$ 75 por semana

O Museu de Arte do Rio, sob a gestão do Instituto Odeon, abriu esta semana as inscrições para a segunda edição do curso Percursos Formativos. Este ano, o projeto de formação cultural e introdução profissional na cadeia produtiva dos museus acontece virtualmente, com a possibilidade de aulas presenciais no fim do ano. Serão selecionados até dez jovens (16 a 21 anos) moradores da região portuária que desejem atuar profissionalmente em museus ou de forma geral nos campos da arte e da cultura. Os participantes vão receber bolsas de estudo no valor de R$ 75 por semana, a serem pagas ao final de cada mês, durante os cinco meses de curso.

“Estamos contentes com a possibilidade de ofertar o curso com recorte no território, pela força que há nas ações e projetos já existentes na região portuária. O futuro pertence à juventude, então abrir um processo que garanta uma formação plural, cujo percurso utilize a riqueza de saberes tanto dos próprios participantes, quanto da região, de professores convidados e profissionais MAR, é o que acreditamos para o fortalecimento e sustentabilidade das redes locais”, afirma o coordenador de Educação do museu, Hugo Oliveira.

Na primeira edição do Percursos Formativos, realizada entre 2019 agosto de 2019 e janeiro deste ano, os alunos desenvolveram o projeto CORPO_NÓS, que durante uma semana promoveu diversas atividades culturais no museu e em praças do Centro. Agora, outros dez jovens terão a oportunidade de participar das aulas, palestras, visitas e demais ações do projeto e também desenvolver um projeto cultural coletivo, concebido e executado sob a orientação dos professores e profissionais do MAR, para integrar a programação do museu ao fim de cinco meses de formação.

Estão aptos a participar estudantes de escolas e institutos das redes públicas de ensino municipal, estadual e federal do Rio de Janeiro, ou ainda jovens que já tenham concluído o ensino médio nos últimos dois anos em escolas das redes públicas de ensino municipal, estadual e federal do Rio de Janeiro. As inscrições vão até as 23h59 do dia 22 de julho e as aulas serão realizadas de forma virtual entre os dias 3 de agosto de 2020 a 15 de dezembro de 2020, com atividades às segundas e terças-feiras, das 13h às 17h.

>> Clique aqui e confira o edital completo.