MAR lança e-book ‘Mario Pedrosa Atual’

Durante o evento #OcupaBibliotecaMAR, realizado no dia 10 de dezembro, o e-book “Mario Pedrosa Atual” foi lançado. A publicação é fruto do curso homônimo, realizado entre março e junho de 2019, que buscou estabelecer coletivamente um espaço de reflexão, debate e mobilização a partir do estudo crítico da atuação e do pensamento de Mario Pedrosa. A formação reuniu de forma inédita 14 artigos de pesquisadores, professores, curadores e críticos que vêm trabalhando com o pensamento de Pedrosa e sua atualidade.

Militante político, crítico de arte, intelectual, escritor, Mario Pedrosa foi fundamental para a constituição e o desenvolvimento dos campos político, artístico e cultural brasileiros, com atuação intensa também no âmbito internacional.

O e-book, com curadoria de Izabela Pucu e Glaucia Villas Bôas, contou com a colaboração de Quito Pedrosa na sua organização, que segue a estrutura das aulas, divididas em três sessões: Política e Arte — trajetória e formação intelectual de Mario Pedrosa, com contribuições de Quito Pedrosa, Aracy Amaral, Dainis Karepovs e Marcelo Ribeiro; Modernidade crítica — outro projeto para o Brasil moderno, com a participação de Tarcila Formiga, Glaucia Vilas Bôas, Catherine Bompuis, Martha D’Ângelo e Guilherme Wisnik; e Imaginação museal e pós-modernidade, integrada por textos de Sabrina Parracho, Claudia Zaldívar, Izabela Pucu, Patricia Corrêa e Pollyana Quintella.

Baixe o e-book em PDF