Berna Reale: Vazio de Nós

Berna Reale reflete sobre o mundo e a vulnerabilidade humana. Sem ser uma jovem artista, ela há pouco vem despontando fora de Belém do Pará, onde vive e trabalha. Formada em licenciatura em artes, Reale é também perita criminal, atividade infiltrada no tecido social que concretizou a problemática da dicotomia centro/periferia como o tema da sua obra. Assim, Vazio de Nós critica as injustiças e desassistências sociais que produzem um enorme contingente de indivíduos sem sonhos, habitantes de zonas marginalizadas constituintes de uma geografia global da exclusão.

Esta individual traz ao MAR cinco performances para vídeo realizadas entre 2011 e 2013 em Belém. Sem/TítuloPalomoOrdinárioSoledade e Americano são obras dedicadas às vítimas de abusos de poder; de comandos de extermínio; aos encarcerados; aos que enlouquecem na indigência social, nas ruas ou nas mãos do Estado.

Daniela Labra
Curadora

Berna Reale

Berna Reale estudou arte na Universidade Federal do Pará. Entre as exposições de que participou destacam-se Bienal de Cerveira, 2005; Bienal de Fotografia de Liège, 2006, From the Margin to the Edge, na Somerset House, Londres, 2012; e Amazônia – Ciclos da Modernidade, no Centro Cultural Banco do Brasil, Rio de Janeiro, 2012. Recebeu o Grande Prêmio do Salão Arte Pará, Belém, 2009, e foi selecionada pelos programas Rumos Itaú Cultural Artes Visuais 2012-2013 e Pipa 2012-2013. Vive e trabalha em Belém.

Projeto cenográfico Pedro Évora Produção cenográfica Camuflagem Produção executiva MAR Stella Paiva | Julia Baker | Ana Terra Rodrigues | Silvio Borges Estagiária Marina Cavalcanti Montagem MAR Marco Inácio Meireles | Victor Monteiro Assessoria editorial MAR Marco Aurélio Fiochi Identidade visual Danowski Design – Sula Danowski, Carolina Machado e Nathália Lepsch Site MAR Mariana Marques Estagiário André Feo Projeto de Iluminação Artimanha – Julio Katona Automação Alexandre Bastos Design de Projeções Making of Luiz Guilherme Guerreiro Fotografia Thales Leite Assessoria pedagógica MAR Gleyce Heitor | Melina Almada Educadores supervisores MAR Igor Vidor | Mara Pereira |Nahama Baldo Monitora supervisora MAR Laiz Soares Versão de textos para o inglês Darrell Champlin

Classificação: 14 anos