Com patrocínio do BNDES, MAR reinaugura nova Biblioteca
Após uma pausa de quatro meses, a Biblioteca e Centro de Documentação do Museu de Arte do Rio reabriu ao público no dia 24 de agosto, pronta para funcionar como espaço de leitura, pesquisa, mediação cultural e ainda como ambiente expositivo. A reforma faz parte do projeto de fortalecimento do MAR, patrocinado pelo BNDES por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e que compreende ações nos diversos níveis de atuação do museu.
O evento de inauguração contou com atividades gratuitas que ocuparam a biblioteca e também os pilotis durante todo o sábado.
Exposição “Mulambö – Tudo Nosso”
Inaugurando o Espaço Orelha, novo ambiente expositivo da biblioteca, a primeira exposição individual do artista Mulambö reúne desenhos e pinturas feitos em diferentes suportes, como papel, papelão e prancha de surfe, que dialogam com o cotidiano da cidade e suas relações identitárias. Criado entre Saquarema e São Gonçalo, o artista trabalha a partir da restituição de potências, buscando a valorização de símbolos do existir periférico no Rio de Janeiro. Segundo Mulambö, sua obra “nasceu da necessidade de encontrar um lugar. Um lugar onde se anda descalço e uma arte com os pés no chão, porque não tem museu no mundo como a casa da nossa vó. Por isso, falo de gente como eu, usando materiais que encontro nos lugares onde vivo”.
Curadoria: Equipe de Curadoria e Pesquisa do MAR