Reaberta ao público em agosto de 2019, após reformas para a melhoria dos espaços, a Biblioteca e Centro de Documentação do MAR assume uma função multiuso: leitura, pesquisa, exposição e mediação cultural. Esta reforma, que permitiu o aprofundamento da dimensão pública do local, faz parte de um projeto maior de reposicionamento do museu, realizado com apoio financeiro do BNDES, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e compreende ações nos diversos níveis de atuação do MAR.
As obras na Biblioteca e Centro de Documentação aumentaram em 100% a capacidade de armazenamento do acervo – integrado por cerca de 25 mil itens -, além oferecer mais assentos aos usuários, espaços mais cômodos de leitura, local para reunião de grupos de estudo, entre outras novidades.
Detentora do maior acervo de livros de artista do país, a Biblioteca retomou suas atividades com um novo ambiente expositivo chamado Espaço Orelha, que tem a proposta de ser uma plataforma para que novos artistas possam se expressar nas mais variadas linguagens.
Tem início também com a reabertura do local a implementação de um sistema mais atualizado de consulta e catalogação digital do acervo Bibliográfico e Arquivístico.
Situada no quarto andar do prédio administrativo do museu, a Biblioteca possui uma coleção voltada para as linhas de atuação do MAR: arte, cultura afro-brasileira, cultura visual, educação, filosofia e História do Rio de Janeiro, além de um relevante acervo de mais de 1.200 livros de artistas, nacionais e estrangeiros.
>>Faça o seu agendamento aqui!
*Para consultar o acervo arquivístico e de livros especiais é necessário agendar uma visita pelo e-mail biblioteca@museudeartedorio.org.br.
Entrada gratuita