ABERTURA: 10 DE DEZEMBRO DE 2022

ENCERRAMENTO: 26 DE FEVEREIRO DE 2023

A mostra Ter Histórias e Territórios, organizada pelo Instituto Cultural Vale, pela Escola do Olhar e pelos alunos da Universidade das Quebradas / Faculdade de Letras da UFRJ, convida o público a refletir sobre a relação entre o território e a história do povo que o ocupa. Além disso, ainda amplia a visão sobre as raízes indígenas e africanas da cultura brasileira, abordando temas como a ancestralidade afro-brasileira e a memória.

Curada e produzida pelos alunos da Universidade das Quebradas como trabalho de conclusão do curso “Arte Preta: Filosofia, História e Curadoria”, a mostra conta com obras inéditas criadas pelos estudantes e peças do acervo do MAR. Com cerca de 60 obras, entre pinturas, desenhos, fotografias e grafites, a exposição é dividida  em cinco núcleos temáticos: “Direito à Cidade”; “Lutas, Emancipação e Retomadas Históricas”; “Encruzilhadas”; “Memória e Ancestralidade” e “Corpas, Ações e Ativações”.

Os formandos da Universidade das Quebradas e alunos-curadores da exposição são: Airá Ocrespo, Alexandre Nadai, Ana Lima, Anna Carla Rosa, Arleni Batista, Armindha Freire, Beatriz Nobrega, Denise Kosta, Dudu Soares, Fran Santos, Gustavo Gelik, Gustavo de Carvalho, Juliana Maia, Kadosh Oliver, Karine de Souza, Katianne Berquiolli, Laerte Gulini, Leila Medeiros, Leonardo Freitas, Lourdes Maria, Marcelo Junior, Maristela Pessoa, Mauro Cleverson, Naira Fernandes, Nayane Silva, Paula Carriconde, Pedro Vidal GrioT, Rafaela Carmona, Rafaela Lohana, Raphael Pippa, Ras Renato, Roberta Damasco, Tati Vader, Thaís Bueno e Victor Meirelles.

Sobre o projeto Universidade das Quebradas

Coordenada por Heloísa Buarque de Hollanda e Numa Ciro, a Universidade das Quebradas é um curso de extensão da Faculdade de Letras da UFRJ destinado a artistas e agentes culturais de diferentes territórios do município do Rio de Janeiro. O curso é um laboratório de tecnologia social conhecido por sua metodologia de troca de saberes e experiências em contextos multiculturais. Realizado desde 2009, o projeto é organizado em parceria com o Museu de Arte do Rio, por meio da Escola do Olhar.