E75C2269-25EE-4C44-8649-D842B506E0E2 Created with sketchtool.
A+
40F48D74-0ABB-49BA-A923-C60ABF051698 Created with sketchtool.


As 55 obras do acervo do IC se juntam a outras 79 do MAR, traçando diálogos  e preenchendo lacunas entre si. 

Narrativas em Processo: Livros de Artista na Coleção Itaú Cultural, também disponível virtualmente em livrosdeartista.itaucultural.org.br, chega ao Rio de Janeiro, sétima cidade de sua itinerância pelo Brasil, com cinco novas peças, recém-adquiridas. Em cartaz de 28 de outubro de 2023 e 21 de janeiro de 2024, no Museu de Arte do Rio – MAR, a mostra percorre mais de 80 anos desse tipo de produção no cenário brasileiro, sendo também composta por obras da instituição carioca. Assim, somando 134 itens de 99 artistas, uma coleção alimenta-se da outra, preenchendo vazios e formando uma rede robusta, em um diálogo entre acervos.

Felipe Scovino assina a curadoria da Coleção Itaú Cultural, concentrada nos artistas brasileiros, particularmente na transição entre o moderno e o contemporâneo. Entre as novidades estão Aberto pela aduana, de Eustáquio Neves, projeto selecionado pelo Rumos Itaú Cultural 2019-2020; Anotações Visuais, de Dalton Paula; Búfala e Senhora das Plantas, de Rosana Paulino; …Umas, de Lenora de Barros; e Reprodutor, de Rochelle Costi.

Por sua vez, com curadoria de Júlio Martins a coleção de livros de artista do MAR se foca em produções brasileiras recentes com interesses em recortes de racialidade, ancestralidade, gênero e território, além de apresentar caráter internacional. Há, por exemplo, revistas editadas pelo coletivo feminista Guerrilla Girls, que reescreve a história da arte nesse suporte acessível e direto.

As 55 obras do Itaú Cultural estão distribuídas em cinco eixos: Rasuras, Paisagens, Álbuns de Gravura, Uma Escrita em Branco e Livros-objetos. As do MAR somam 72 agrupadas em três: Outros começos, Livro de carne e No vazio do mundo. Entenda cada um deles abaixo.

A exposição contará com programação paralela composta por duas mesas de debates: uma no dia 30 de novembro, com participação da artista Rosângela Rennó, e outra no dia 19 de dezembro, com Yhuri Cruz, também artista integrante da mostra. A curadoria das duas instituições também estará presente nos bate-papos sobre a produção artística e as obras de ambos os artistas.