A exposição itinerante “Meu lugar”, realizada pelo Museu de Arte do Rio com patrocínio da Enel Distribuição Rio, propõe uma releitura da mostra “Casa Carioca”, abrigada pelo MAR em 2020. As obras serão apresentadas ao público de quatro cidades fluminenses: São Gonçalo, Duque de Caxias, Guapimirim e Campos dos Goytacazes.
A proposta da exposição, que chegou a Duque de Caxias , é fazer o público pensar os sentidos do habitar no estado do Rio de Janeiro, seus problemas ao longo da história e as soluções criativas adotadas no dia a dia nas moradias. “Meu lugar” conta com mais de 90 obras de cerca de 40 artistas.
A proposta é ir além do sentido convencional do que seja o habitar, como simplesmente morar ou se alojar em um espaço. “Meu lugar entende a casa como obra das pessoas que a habitam e fala sobre como nos apropriamos e moldamos um espaço para chamá-lo de nosso. O ponto de partida para a reflexão é o dado de que apenas 15% das moradias no Brasil são construídas por arquitetos ou engenheiros. A maioria das nossas habitações são planejadas e erguidas pelos próprios moradores”, comenta Thiago Fernandes, curador da exposição.
No sábado dia 28 de outubro haverá programação especial na mostra em Duque de Caxias, confira:
Programação na praça da Apoteose- Vila São Luís – Duque de Caxias.
Sábado – 28/10
15:00 horas -Show de Rap com RaH BXD, JeffJay e Arame da banca Treme Terra sounds
11h – Teatro infantil – o musical O Planeta Agradece- Amarilis Vitale
15h – Música – cantora e compositora Ana Neri