No próximo sábado, dia 25 de novembro, acontecerá a roda de lançamento do Porto Voz, projeto realizado e desenvolvido pelos 10 jovens da região portuária que participaram da edição do Percursos Formativos 2023.
O projeto, desenvolvido pela Escola do Olhar, visa possibilitar uma vivência conectada a temas emergentes da arte, cultura e educação. A intenção do “Percursos Formativos” era promover uma imersão em todas as áreas que compõem o museu, como a Curadoria, a Museologia, a Educação, a Comunicação, a Produção Cultural, a Administração, além de terem contato com práticas artísticas contemporâneas e outras instituições que promovam a arte e a cultura.
Nesta edição os percurseiros discutiram os diversos sentidos e significados do que é e pode ser um museu, enfatizando, para isso, a relevância de pensá-lo como espaço, relações, memórias que se atualizam no tempo e no espaço e não como algo encerrado em si ou em qualquer conceito.
Deste modo, a partir da realização dessa pesquisa acerca do que é e do que pode ser um museu, os jovens produziram coletivamente um material audiovisual que será lançado num evento igualmente elaborado por eles, no formato de uma roda de conversa, dia 25 de novembro de 2023, com a presença de jovens referências da museologia social, cuja proposta é ampliar as discussões iniciadas pelo grupo com auxílio do público presente, majoritariamente composto por jovens engajados com o debate sociocultural. O encerramento contará com a participação do Slam Caju celebrando a potência e a riqueza dessa juventude e desse território.
🔹Serviço:
14h30-15h – Atividade educativa “O que é museu? ”
15h – Roda de Conversa
Apresentação do documentário “Porto-voz” idealizado e criado pelos percurseiros discutindo o que é museu e pode ser um museu.
Convidados para mesa Henrique Porto e Erica Matos
17h20 – Apresentação Slam Caju na exposição Gira da Poesia: 15 anos de Slam no Brasil
Auditório do MAR
Atividade gratuita
Sujeita a lotação