E75C2269-25EE-4C44-8649-D842B506E0E2 Created with sketchtool.
A+
40F48D74-0ABB-49BA-A923-C60ABF051698 Created with sketchtool.


Férias é no MAR!

E pra você curtir essas férias MARavilhosas comigo, a equipe da Escola do Olhar preparou várias atividades incríveis, gratuitas e com muitos convidados especiais. Vai ter programação pra toda a família aproveitar muito o mês de janeiro aqui no mais carioca dos museus, com direito a jogos, bailinho e até uma caça ao tesouro!

Ah, e se liga, porque a equipe de educadores do MAR mandou avisar que algumas atividades tem inspiração nas exposições Funk: Um grito de ousadia e liberdade e Ònà Irin: Caminho de ferro, então se você curtiu visitar essas duas mostras, vai amar o que esse time incrível preparou.

Se liga na programação:

 

☀ Ponto de Leitura – Verão na Biblioteca

Durante todo o mês de Janeiro de 11h às 18h de terça a sábado. 

Neste mês de Janeiro, a Biblioteca MAR através do programa mensal: Ponto de Leitura, terá como tema: “Férias na Biblioteca” Um espaço lúdico-dinâmico com elementos atrativos para toda família. Que tal passar suas férias na Biblioteca do mais carioca dos museus? 

13/01 e 14/01 – Estação de Verão “Ònà Irin: Caminho de ferro”

13/01 – Sábado

(11h às 13h) – Estação nos pilotis “Onã Irin” Nádia Taquary 

Nossa primeira estação de férias será a partir da exposição Ònà  Irin: Caminho de ferro, da artista Nádia Taquary. Convidamos crianças e adultos a brincar conosco dentro do universo lúdico e ancestral de Nádia, trilhando caminhos em conjunto e conhecendo histórias e personagens que compõem a mostra.
 

  • Atividade: Jogo das Encruzilhadas (Local: Pilotis): O Jogo das Encruzilhadas é um convite para acessarmos os cruzos e as descobertas dos caminhos de forma lúdica e divertida. Assim como no tabuleiro da vida, vamos brincar de desvendar os destinos, definindo os espaços de passagem e permanência, já que estamos destinados a escolher. E durante a caminhada, iremos conhecer os personagens que irão se revelar ao longo do percurso, e que estão presentes na exposição, assim como suas características e curiosidades e as tarefas necessárias para percorrer essas estradas.

 

 

  • Atividade: Àìbèrù  (Local: Pilotis): Inspirados na poética que envolve o trabalho da artista , abrimos a estação de férias com a atividade Àìbèrù, um jogo de baralho  que apresenta a exposição tendo como ponto de partida situações- problema e as possíveis resoluções para essas demandas. Assim como os movimentos da vida, buscaremos as melhores escolhas para chegarmos ao nosso destino enfrentando os nossos temores. 

 

(14h às 16h) – Brincando Bantu – Oficina de Bonecos de Cabaça com Fabio Mukanya e Juliana Cazumbá (Local: Pilotis)

Programa Brincando Bantu – Valorização  de saberes e práticas africanas para a infância Brasileira. Brincando Bantu é um programa de atividades  de práticas pedagógicas com foco no aprendizado através da oralidade, musicalização e confecção artesanal de brinquedos, instrumentos musicais e objetos criativos de cabaça e outros materiais beneficiados da natureza para uso em atividades infantis. 

14/01 – Domingo

(11h às 13h) – Estação nos pilotis Nadia (Local: pilotis) 

  • Atividade: Jogo das Encruzilhadas: O Jogo das Encruzilhadas é um convite para acessarmos os cruzos e as descobertas dos caminhos de forma lúdica e divertida. Assim como no tabuleiro da vida, vamos brincar de desvendar os destinos, definindo os espaços de passagem e permanência, já que estamos destinados a escolher. E durante a caminhada, iremos conhecer os personagens que irão se revelar ao longo do percurso,estes que estão presentes na exposição. Suas características e curiosidades e as tarefas necessárias para percorrer essas estradas.

 

  • Atividade: Àìbèrù: Inspirados na poética que envolve o trabalho da artista , abrimos a estação de férias com a atividade Àìbèrù, um jogo de baralho  que apresenta a exposição tendo como ponto de partida situações- problema e as possíveis resoluções para essas demandas. Assim como os movimentos da vida, buscaremos as melhores escolhas para chegarmos ao nosso destino enfrentando os nossos temores. 

 

(14h – 15h) – Conheça o MAR em Nádia Taquary (Local: pilotis – ao lado da bilheteria): A exposição Ònà Irin, da artista Nádia Taquary instaura uma poética do sublime em que as jóias de crioulas e os adornos corporais de povos africanos descortinam diversos sentidos e contextos. Para pensar a ancestralidade no território da Pequena África trazendo a importância da memória e seus símbolos, convidamos os participantes a fazerem uma viagem ao passado, encontrando e rememorando itens que se conectam à exposição e à Pequena África. 

 

20/01 e 21/01 – Estação de Verão Funk: um grito de ousadia e liberdade

 

20/01 – Sábado

(11h às 13h) – Estação nos pilotis Funk (Local: pilotis)

Sinopse: Na segunda semana de Férias no MAR teremos a estação de férias voltada para a exposição FUNK: Um grito de ousadia e liberdade.  Teremos duas atividades acontecendo nesta estação que tem como foco principal a musicalidade e cultura presente nesta manifestação tão carioca que é o funk.

  • Perdido no baile: Uma das obras presentes em “FUNK: um grito de ousadia e liberdade” está perdida nesse grande baile em formato de exposição, e será que com poucas dicas e muita dedução você e seu grupo conseguem acha-lá? Perdido no Baile é um jogo de dedução cooperativo em que seu objetivo é fazer com que os outros jogadores adivinhem um personagem/obra de arte secreto (dos doze em exibição no meio da mesa) jogando outras cartas de personagem/obras da sua mão como pistas, informando se elas são semelhantes ou diferentes do personagem secreto. Após cada turno, os outros jogadores devem remover um ou mais personagens da mesa até restar apenas o correto e você ganhar – ou ele é removido e você perde!

 

  • Atividade: Roleta do Funk: No embalo das férias e no batidão do Funk, a Roleta do Funk propõe um jogo a partir da musicalidade e da corporeidade. Além disso, a proposta também é que as gerações mais novas conheçam alguns subgêneros históricos do funk. Você também poderá tentar descobrir, a partir da dedução, quais os hits dos anos 70s, 80s, 90s e até os dias de hoje que estarão na roleta!

(14h – 15h) –  Conheça o  MAR de Férias Caça à Relíquia! (Local: Exposição Funk): A Relíquia é algo valioso, e quando chamamos uma pessoa de Relíquia, estamos dizendo que ela é importante, é respeitada! E uma Grande Relíquia do Museu está perdida na exposição “Funk: um grito de ousadia e liberdade”, e precisamos da sua ajuda para encontrá-lá! Nessa visita em formato de caça ao tesouro, os participantes terão de superar desafios e decifrar enigmas para descobrir quem é e onde está essa ou esse Relíquia!

 

(15h30 às 17h) Bailinho Funk Kids com DJ Glau  e Jhuly Anne (Local: pilotis): Bate papo sobre a importância do funk enquanto cultura na perspectiva/olhar das crianças e em seguida um baile funk kids no Pilotis, com ativações de educadores

 

21/01 – Domingo

(11h às 13h) – Estação nos pilotis Funk ( Local: pilotis): Na segunda semana de Férias no MAR teremos a estação de férias voltada para a exposição FUNK: Um grito de ousadia e liberdade.  Teremos duas atividades acontecendo nesta estação que tem como foco principal a musicalidade e cultura presente nesta manifestação tão carioca que é o funk.

  • Perdido no Baile: Uma das obras presentes em “FUNK: um grito de ousadia e liberdade” está perdida nesse grande baile em formato de exposição, e será que com poucas dicas e muita dedução você e seu grupo conseguem acha-lá?
    Perdido no Baile é um jogo de dedução cooperativo em que seu objetivo é fazer com que os outros jogadores adivinhem um personagem/obra de arte secreto (dos doze em exibição no meio da mesa) jogando outras cartas de personagem/obras da sua mão como pistas, informando se elas são semelhantes ou diferentes do personagem secreto. Após cada turno, os outros jogadores devem remover um ou mais personagens da mesa até restar apenas o correto e você ganhar – ou ele é removido e você perde!

 

  • Atividade: Roleta do Funk: No embalo das férias e no batidão do Funk, a Roleta do Funk propõe um jogo a partir da musicalidade e da corporeidade. Além disso, a proposta também é que as gerações mais novas conheçam alguns subgêneros históricos do funk. Você também poderá tentar descobrir, a partir da dedução, quais os hits dos anos 70s, 80s, 90s e até os dias de hoje que estarão na roleta!

(14h – 15h) –  Conheça o  MAR de Férias Caça à Relíquia! (Local: Exposição Funk): A Relíquia é algo valioso, e quando chamamos uma pessoa de Relíquia, estamos dizendo que ela é importante, é respeitada! E uma Grande Relíquia do Museu está perdida na exposição “Funk: um grito de ousadia e liberdade”, e precisamos da sua ajuda para encontrá-lá! Nessa visita em formato de caça ao tesouro, os participantes terão de superar desafios e decifrar enigmas para descobrir quem é e onde está essa ou esse Relíquia!

27/01 – Sábado

(14h às 15h) Roda de Conversa “Honra que vem de além dos Mares” (Local: Biblioteca): Para a programação de férias, também  temos atividades voltadas para os adultos. Convidamos Dámiláre Fáladé  para uma roda de conversa sobre as conexões existentes entre Brasil e Lagos: origens, tradições, saberes em um conversa apresentada por meio dos Itans – histórias e contos que constituem uma cosmovisão Yorubana. Em um movimento que em Yoruba chamamos de Adétòkunbọ̀: a realeza retorna do exterior. A coroa volta do exterior.