A Primavera dos Livros, realizada desde 2001 pela LIBRE – Liga Brasileira de Editoras, chega em 2025 à sua 23ª edição no Rio de Janeiro e integra o calendário de eventos que celebra o título de Rio Capital Mundial do Livro. Depois de quase duas décadas no Museu da República, no Catete, o encontro literário mais importante das editoras independentes brasileiras inaugura uma nova etapa: pela primeira vez será realizado no Museu de Arte do Rio – MAR, na Praça Mauá, no Centro do Rio de Janeiro.
Com encontros que acontecem de 25 (quinta) a 28 (domingo) de setembro, das 10h às 19h, e entrada é gratuita, a Primavera dos Livros reafirma o compromisso da Primavera em democratizar o acesso ao livro e defender a bibliodiversidade, bandeira central da LIBRE e razão de ser deste encontro.
O dia 25 de setembro será dedicado ao Dia do Editor com conversas que giram em torno de assuntos para o mercado editorial. Perfeito para estudantes, pesquisadores, escritores, profissionais do livro e demais interessados nos temas, fortalecendo as trocas e os vínculos entre quem faz a literatura acontecer. De 26 a 28, o público encontrará no MAR uma feira com dezenas de editoras independentes de todo o país, lançamentos, debates, encontros com autores e uma intensa programação voltada também para os pequenos leitores.
“Ao chegar ao MAR, a Primavera dos Livros ocupa um território central — no coração da cidade e no imaginário cultural do Rio de Janeiro. Em três dias, mais de 60 eventos gratuitos reafirmam a vocação democrática da feira: um espaço acessível, de fácil circulação, onde todos podem se encontrar com a bibliodiversidade que as editoras independentes oferecem. A Primavera reafirma seu lugar como ponto de encontro da literatura com a cidade”, afirma Lizandra Magon, presidenta da LIBRE.
Reunindo mais de 50 pequenas e médias editoras, que representam os mais diversos segmentos literários e apostam na multiplicidade temática e de gêneros narrativos, o evento contará com a presença de autores consagrados, como Bráulio Tavares, Sonia Rosa, Marcelo Ferroni, Claudia Roquette-Pinto, Luiz Rufino e Débora Thomé, mas abre, simultaneamente, espaço para autoras e autores contemporâneos que, a exemplo de Julia Wähmann, Ana Kiffer, Rodrigo Santos e Helena Duncan, renovam e ampliam a cena literária dos dias atuais.
A interlocução com a gastronomia, as artes visuais e as pautas sociais se faz também presente, o que se traduz nos encontros com a chef Flávia Quaresma, as publicações da galeria especializada em arte brasileira e editora Pinakotheke, da deputada federal Jandira Feghali e da jornalista investigativa Cecília Olliveira.
A programação será realizada simultaneamente em três ambientes: Espaço Cais (auditório para 90 lugares no 5o andar, onde acontece a programação principal), Espaço Guanabara e Espaço Maravilha ( espaço infantil no pilotis), cada qual buscando destacar diferentes vieses da curadoria do evento. As atrações infantis prometem ser um capítulo à parte. No dia 27, sábado, além de um bate-papo sobre Cosme e Damião e a história dos afetos, haverá distribuição de docinhos típicos no Espaço Maravilha, destinado ao público infantil.
A mudança para o MAR é também um símbolo: o museu se consolidou como um dos pólos culturais em expansão do Rio, reunindo exposições de arte, projetos educativos e um diálogo permanente com a cidade. Levar a Primavera para esse espaço é reafirmar o lugar do livro no coração da vida cultural carioca, em sintonia com a revitalização do centro histórico e portuário.
Com 22 edições já realizadas, a Primavera dos Livros segue como um encontro esperado por leitores, autores e editores, promovendo a riqueza de vozes, ideias e estéticas que constituem a bibliodiversidade brasileira.
Serviço:
- O quê: Primavera dos Livros – Rio de Janeiro 2025
- Quando: 25 a 28 de setembro de 2025
- 25/9: Dia do Editor (encontro profissional de editores e profissionais do livro)
- 26 a 28/9: feira aberta ao público, das 10h às 19h
- Onde: Museu de Arte do Rio – MAR (Praça Mauá,5, Centro, Rio de Janeiro)
- Realização: LIBRE – Liga Brasileira de Editoras
- Entrada: gratuita