E75C2269-25EE-4C44-8649-D842B506E0E2 Created with sketchtool.
A+
40F48D74-0ABB-49BA-A923-C60ABF051698 Created with sketchtool.


Com curadoria da artista Rosana Paulino e direção de Fabiano Maciel a produção revela a surpreendente trajetória de 20 artistas brasileiros 

Na próxima quinta-feira, 20/11, às 16h, o Museu de Arte do Rio recebe o lançamento oficial da série audiovisual Raiz: arte afro-brasileira contemporânea. A produção chega ao público como uma imersão vibrante e necessária no panorama atual da arte produzida por artistas afrodescendentes no Brasil. Sob a curadoria de Rosana Paulino — uma das vozes mais potentes e respeitadas da arte contemporânea brasileira — a produção revela a surpreendente trajetória de 20 artistas que, por meio de linguagens diversas, expandem narrativas, questionam estruturas e reafirmam a força da criação negra no país. Uma realização original do Canal Curta!, Raiz é dirigida por Fabiano Maciel, (de Oscar Niemeyer, a Vida é um Sopro e Quando o Brasil era Moderno). 

Com trabalhos ousados, provocadores, vigorosos e profundamente belos, os artistas apresentados reconfiguram visões e abrem caminhos para novas abordagens sobre temas urgentes. Suas obras atravessam discussões sobre racismo, desigualdade, memória, identidade, sexualidade, religiosidade, brasilidade e resistência, ao mesmo tempo em que instigam reflexões sobre o próprio fazer artístico e seus significados no contexto contemporâneo. 

SESSÃO ESPECIAL NO MAR

Nesta sessão especial que será gratuita e por ordem de chagada do público, serão exibidos quatro episódios selecionados que destacam diferentes trajetórias e poéticas:

  • Episódio 01 – Eustáquio Neves
  • Episódio 03 – Priscila Rezende
  • Episódio 05 – Nô Martins
  • Episódio 20 – Rosana Paulino

Após a exibição, o público é convidado para um bate-papo com a curadora Rosana Paulino, o diretor Fabiano Maciel e o curador do MAR, Marcelo Campos, que discutirão os processos, desafios e repercussões da série no cenário da arte contemporânea brasileira.

“Raiz” não apenas destaca a pluralidade estética e temática dessa produção, mas também evidencia a relevância de reconhecer, registrar e difundir as narrativas que moldam o Brasil de hoje. A série convida o público a mergulhar em obras que desafiam, sensibilizam e inspiram — reafirmando a arte afro-brasileira como território de resistência, invenção e potência coletiva. A série encontra-se disponível no Canal Curta. 

 

MUSEU DE ARTE DO RIO

Praça Mauá, 5 – Centro/Rio de Janeiro

Exibição: 20/11/2025 às 16 horas

Auditório MAR

Entrada gratuita

Evento sujeito a lotação (por ordem de chegada) 

Classificação: Livre