A OEI é o primeiro organismo intergovernamental de cooperação no espaço Ibero-Americano. Desde 1949 tem trabalhado para promover a cooperação nos seus três campos de ação: educação, ciência e cultura. Atualmente, 23 Estados membros integram a OEI, que conta com 18 escritórios regionais, além da Secretaria-Geral em Madri, Espanha.
No âmbito da Cultura, a OEI tem como instrumento norteador de política cultural de maior importância e alcance na região, a Carta Cultural Ibero-americana. O documento foi aprovado na XVI Cúpula de Chefes de Estado e de Governo de 2006, em Montevidéu. Tradicionalmente, a OEI vem concentrando seus trabalhos por meio de parceria com os ministérios da Cultura em nível nacional, que são seus interlocutores por excelência. No entanto, progressivamente, e de acordo com o estabelecido no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 17, são criadas oportunidades para ampliar seu escopo de atuação por meio de parcerias com governos subnacionais e organizações da sociedade civil.
Com a assinatura do contrato de gestão, a experiência da OEI no segmento cultural passa a ser utilizada no gerenciamento de um dos equipamentos mais importantes na revitalização da área portuária da cidade.
A parceria firmada entre a Prefeitura do Rio de Janeiro e a OEI garantirá, em termos administrativos e conceituais, as condições necessárias para o pleno desenvolvimento do programa do Museu de Arte do Rio. O modelo de gestão prima pela agilidade dos processos, transparência e eficiência, contribuindo para a sustentabilidade e longevidade das transformações culturais trazidas pelo MAR.
Planejamento estratégico
O planejamento do MAR representa as escolhas feitas para a construção do futuro do museu e a concretização da sua missão. Existe, aqui, uma delimitação clara sobre quais são as principais áreas de atuação, quais são os objetivos que se pretende alcançar e quais são os projetos elaborados para concretizar os objetivos estratégicos.