Com apoio do MAR, Afoxé Filhos de Ghandi realiza o tradicional Presente de Iemanjá no dia 2 de Fevereiro.  Promovido há 48 anos, evento reúne mais de 2.000 pessoas

As atividades começam com um café da manhã na alvorada, às 6:00h na sede do Filhos de Ghandi, gratuito e aberto ao público para, pelo menos 300 pessoas, seguido pela abertura do evento, às 7:00h com apresentação e toque de tambores com ritmos de todos os orixás, em sequência, começando por Exú e finalizando para Oxalá.

Em seguida, às 9:00h, um cortejo com o Grupo Filhos de Gandhi, ao som de cantos tradicionais, segue até a Praça Mauá, percorrendo um total de 1,4 km de distância a pé, levando um grande balaio, com presentes em oferecimento à Iemanjá, continuando por embarcações, através das águas da Baía de Guanabara, a uma distância de aproximadamente 1 km da costa, onde é realizada a cerimônia e o oferecimento dos presentes, junto ao mar.

Com o intuito de preservar o meio ambiente e de ser inspiração para outras instituições que também realizam eventos do mesmo estilo, todos os produtos utilizados para entrega do balaio do Presente de Iemanjá serão ecologicamente corretos, utilizando para isso materiais recicláveis e altamente absorvido na natureza, como a própria confecção do balaio, confeccionado em folhas naturais trançadas, bem como os produtos que irão compor os diversos balaios e barquinhos menores, para as entregas das casas de santo e do grande público.

A festa continua na Praça Mauá, onde será oferecido um almoço gratuito comunitário para, pelo menos, 300 pessoas, e apresentações musicais até 20hs, com participação e personalidades convidadas e 04 grupos de afoxés participantes da “União dos Grupos Afros, Afins e Fazedores de Cultura Preta do Estado do Rio de Janeiro”, fundado em 2023 através do protagonismo do Filhos de Gandhi. Também será oferecida uma feira cultural de gastronomia africana e artesanato. Todo esse evento com previsão de receber aproximadamente 2 mil pessoas.

06:30h – Início do Xirê (ritual para os orixás)

08:00h – Café da manhã gratuito

09:00- Cortejo até a Praça Mauá

10:00h – Entrega dos presentes

11:00- Falas de abertura

11:30- Início das apresentações musicais

12:30h – Almoço gratuito

20:00 – Final das apresentações

Presente de Iemanjá – Afoxé Filhos de Ghandi

Sexta-feira, 2 de fevereiro de 2024

Horário: de 6h da manhã às 20h com início na sede e após cortejo e entrega do presente, término na Praça Mauá.

Afoxé Filhos de Ghandi (sede): Rua Camerino, 9 – Gamboa.