Mostra itinerante “Meu Lugar” valoriza a criação e a poética de artistas do Rio

A exposição itinerante “Meu lugar”, realizada pelo Museu de Arte do Rio com patrocínio da Enel Distribuição está em cartaz na Praça da Apoteose até o dia 19 de novembro, em Duque de Caxias, na baixada fluminense. A proposta da exposição itinerante, que já passou por São Gonçalo, é fazer o visitante refletir sobre os sentidos do habitar no estado do Rio de Janeiro. São mais de 90 obras que dialogam sobre o dia a dia nas moradias populares.

Artistas como Luana Xavier, Myllena Araujo, Felipe Ferreira de Almeida e Rah Bxd são nascidos e criados na Baixada Fluminense e estão com obras na mostra. A exposição possui uma ampla diversidade no que diz respeito à origem dos artistas. Há nomes de diferentes municípios e, entre aqueles da capital, de diferentes bairros, da Zona Oeste, Zona Norte e Zona Sul. É interessante ver esses diferentes olhares sobre o habitar. Mas apesar de distintos eles se cruzam a todo momento. Em alguns trabalhos de fotografia, principalmente aqueles que ocultam a paisagem e trazem uma visão mais íntima da casa, vemos que aquela imagem pode aludir a uma moradia de Duque de Caxias, do mesmo modo que pode parecer uma casa da Maré, ou de Campo Grande.

RaH BXD é um artista visual de 28 anos nascido em Belford Roxo, em seu trabalho fotográfico ele expõe a realidade da atividade braçal na construção das moradias. “Ver meu trabalho ali é uma alegria. Eu achei de extrema importância termos uma exposição na Baixada, porque fez com que pessoas que não tem acesso à cultura, que não tem acesso a compra de ingresso ou dinheiro para passagem de ônibus para ir ao centro do Rio, tiveram essa experiência de estar no seu bairro, vendo uma exposição muito forte e potente que tá rolando”, reflete o jovem artista.

O curador da exposição, Thiago Fernandes, destaca a presença de artistas da Baixada e reforça o dado da representatividade. “Acredito que, de modo geral, o público se vê representado na exposição. Mas quando uma criança ou um jovem da Baixada vê na exposição a obra de um artista e recebe a informação de que ele ou ela também é da Baixada, isso é inspirador. Isso ajuda essa pessoa a acreditar que ela também pode estar em lugares de visibilidade. E são artistas que falam sobre o seu território, seus problemas, as pessoas que estão em seu entorno. O RaH BXD, por exemplo, fotografa pessoas comuns no contexto da construção, ou a autoconstrução, erguendo o que provavelmente são moradias”, destaca o curador.

A exposição também conta com uma programação gratuita que acontece sempre aos finais de semana na praça da Apoteose, em Duque de Caxias. O público poderá conferir neste próximo sábado, dia 18 de novembro, às 11 horas a apresentação da peça infantil “Teca Pop Star” e às 17 horas a atração musical fica por conta do show de samba com Bira da Vila e Banda. No domingo, dia 19, haverá batalha de rima das diversidades Independência BXD, a partir das 17 horas. A programação é gratuita e sujeita á lotação.

SERVIÇO:

“Meu Lugar”