Próxima exposição de longa duração do Museu de Arte do Rio – MAR, “Casa Carioca” ainda não tem data de abertura – adiada em função da pandemia do novo coronavírus – mas já está acontecendo online. Iniciada em abril, a campanha #CasaCariocaMAR leva para as redes sociais conteúdos inéditos relacionados à mostra coletiva, que reunirá cerca de 800 obras em torno de temas relacionados à casa e ao habitar no Rio de Janeiro e no Brasil e fará parte da programação cultural do Congresso Mundial de Arquitetos – UIA 2021. A curadoria é de Marcelo Campos, curador chefe do MAR, e Joice Berth, arquiteta, urbanista e ativista do movimento feminista negro.
Aos domingos, no Instagram, Facebook e Youtube, são publicados vídeos de artistas em que eles comentam seu processo criativo e antecipam detalhes das obras que apresentarão na exposição. Entre os artistas que já enviaram vídeos estão novíssimos nomes da arte brasileira, como Yhuri Cruz, max villà morais, MIllena Lízia e Érica Magalhães e Mulambö.
Durante a semana entram em cena obras de arte e dados levantados na pesquisa da exposição, como o fato de que apenas 15% das casas brasileiras são construídas por arquitetos. A grande maioria se enquadra no que os especialistas chamam de autoconstrução, quando o próprio morador comanda a obra com a ajuda de parentes e vizinhos.
Também já foram realizadas duas lives no Instagram e outras devem acontecer até nas próximas semanas. Ainda em abril, os curadores Marcelo Campos e Joice Berth conversaram ao vivo sobre questões centrais da exposição, como sociabilidade, o papel da mulher como chefe de família e direito à moradia. A gravação da conversa está disponível no IGTV do museu. (clique aqui para assistir)
Para o público se aprofundar nos tema de “Casa Carioca”, a equipe de curadoria e pesquisa da exposição selecionou uma lista de livros, artigos e outras referências. Boa parte ser encontrada online.
Confira a lista a seguir.